Um coadjuvante essencial


André: o discípulo que vivia na sombra de Pedro


André foi o primeiro dos discípulos a ser chamado por Jesus. De fato, ele foi chamado antes mesmo de seu irmão Pedro. Foi André quem trouxe Pedro até Jesus. André obviamente conhecia bem a Pedro. Ele sabia que Pedro era uma força da natureza. O tipo de pessoa que quando entra em uma sala ilumina o ambiente. Pedro dominava as conversas, era um líder natural. A pessoa para a qual os outros olhavam.


André, por outro lado, voava abaixo do radar. Era um sujeito de fala mansa, mais quieto. Ele até poderia ser tentado a pensar: quer saber, estou cansado de viver na sombra de Pedro. Não quero apresentá-lo para Jesus. Ele vai receber toda a atenção e eu vou ficar de lado. Mas a primeira coisa que André fez foi trazer seu irmão Pedro para Jesus. De fato, isso foi o que André sempre fez.


André era natural de Betsaida, na Galileia, e trabalhava como pescador junto com Pedro. Seu nome era de origem grega, o que indica que ele tinha contato com a cultura helenística. Antes de seguir a Jesus, ele era discípulo de João Batista, o profeta que anunciava a vinda do Messias. Quando João apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, André não hesitou em segui-lo e logo se convenceu de que ele era o Salvador prometido.


André não guardou essa descoberta para si mesmo. Ele correu para contar a Pedro e o levou até Jesus. Assim, ele se tornou o primeiro evangelista da história. Mais tarde, Jesus chamou os dois irmãos para deixarem as redes e se tornarem pescadores de homens. Eles aceitaram o convite e passaram a fazer parte do grupo dos doze apóstolos.


André não era um dos discípulos mais destacados. Ele não estava presente em alguns momentos importantes da vida de Jesus, como a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a oração no Getsêmani. Talvez ele fosse mais jovem que Pedro ou tivesse uma personalidade mais discreta. Mas isso não significa que ele fosse menos importante ou menos fiel.


André aparece nos evangelhos como alguém que estava sempre disposto a ajudar e a servir. Foi ele quem indicou a Jesus um menino que tinha cinco pães e dois peixes, quando havia uma multidão faminta para alimentar. Foi ele quem apresentou a Jesus alguns gregos que queriam vê-lo, mostrando seu interesse pelos gentios. Foi ele quem perguntou a Jesus sobre os sinais do fim dos tempos, demonstrando sua curiosidade espiritual.


André pode não ter sido o protagonista da história, mas foi um coadjuvante essencial. Ele foi como aquele jogador de futebol que prepara o lance para o atacante fazer o gol ou como aquele ator escada que faz as pontes na comédia para o ator mais cômico brilhar. Ele não buscava os holofotes, mas sim cumprir sua missão.


Você tem sido também um coadjuvante? Fazendo a diferença mesmo que não tenha tanto destaque? Continue assim, seja você mesmo! Lembre-se de que Deus vê o seu coração e valoriza a sua fidelidade. E saiba que você não está sozinho nessa jornada. Você tem um amigo maior que Pedro: Jesus Cristo, o amigo dos amigos.


Pense nisto!


Com informações: Pr Helison, Respostas, Estilo Adoração, Wikipedia, Dicionário Nomes Próprios



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (Angel Studios) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários