Criando com limites


Educação com Propósito: O caminho bíblico para criar filhos conscientes e conquistadores


O pastor Michael Aboud, líder da igreja Embaixada, presenciou uma cena de birra infantil em um restaurante e lhe chamou a atenção. As duas crianças, uma de cerca de 6 anos e outra de 10, brigaram por um jogo eletrônico que o mais velho estava usando. A mãe tentou intervir e mandou o filho dar o jogo para a irmã. O menino se recusou e começou a gritar, chorar e beijar o braço da irmã, em uma mistura de raiva e arrependimento. A irmã, por sua vez, não cedeu e tomou o jogo do irmão. O menino então se escondeu debaixo da mesa e continuou a gritar. Depois de três minutos, a mãe cedeu à pressão do filho, retirou o jogo da mão da menina e entregou o jogo ao menino birrento.

Esta história nos leva ao conselho bíblico do sábio Salomão, em Provérbios 22:6, que proclama uma verdade eterna sobre a educação das crianças: "Ensina a criança no caminho que deve andar, até quando envelhecer, não se desviará dele". Esta instrução transcende os séculos e continua a ser uma bússola confiável para os pais que buscam guiar seus filhos no temor do Senhor.

Hoje, no entanto, testemunhamos uma tendência preocupante. Pais, em sua busca por proporcionar conforto e facilidades, inadvertidamente estão criando uma geração desconstruída, desprovida de referências sólidas. O equilíbrio delicado entre conceder e impor limites parece estar desaparecendo.

A Palavra de Deus é clara quanto à importância de estabelecer limites. Os pais são chamados a moldar o caráter de seus filhos, orientando-os a compreender que nem tudo é instantâneo. Os momentos em que dizemos "não" são oportunidades cruciais para ensinar a necessidade de obediência, perseverança e a compreensão de que as recompensas muitas vezes vêm após esforços e conquistas.

Desde a infância, devemos incutir a ideia de que as bênçãos advêm da obediência e da persistência. Assim como Deus usa pessoas para abrir portas e nos abençoar, nossos esforços e perseverança são o meio pelo qual conquistamos as bênçãos prometidas.

A liberdade sem limites, contrariamente à sabedoria bíblica, é uma armadilha perigosa. Permitir que as crianças ajam sem vigilância e princípios bíblicos pode levá-las por caminhos que resultam em vidas desestruturadas. A liberdade deve ser exercida sob a luz da Palavra de Deus, guiando os pequenos na senda da justiça.

Os pais desempenham um papel vital na construção do caráter de seus filhos. O tempo dedicado a eles não é apenas uma obrigação, mas uma oportunidade valiosa para moldar um caráter sólido e próspero. A orientação bíblica é clara: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

Construir uma geração consciente, capacitada para analisar, tomar decisões e enfrentar a frustração, começa com pais comprometidos em ensinar e exemplificar os princípios da Palavra de Deus. Que possamos, como pais, ser fiéis ao chamado divino de moldar vidas que refletem a glória de Deus em todos os aspectos, desde a infância até a maturidade.



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (Mcconnmama/Pixabay) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários