Missão da Igreja


Desafios e tarefas da missão da Igreja no século XXI

A missão da Igreja é fazer conhecido o Evangelho no mundo, cumprindo a ordem de Jesus inicialmente aos seus discípulos, “ide e pregai o Evangelho a toda a criatura”, (Mc 16:15). A mola mestra da Igreja neste século – desde o dia de Pentecostes – é a presença do Espírito Santo, que dá poder e forças para pregar com autoridade o Evangelho de Jesus Cristo.

Para Carlos Caldas , a missão da Igreja no mundo neste século estaria dividida em sete dimensões: Martíria – o testemunho da Igreja; Liturgia – a vida de culto da Igreja; Poimenia – a ação pastoral da Igreja; Diakonia – a encarnação do amor pela Igreja; Koinonia – a vivência da comunhão na Igreja; Didaskalia – a dimensão educativa da Igreja; Kerigma – a proclamação da Igreja.

Para Robinson Cavalcanti, os desafios das questões internas da Igreja na atualidade:
Como a Igreja se entendeu a si mesma nestes dois mil anos? Como resistir, com fidelidade e criatividade, às ondas de novidades, particularmente as de origem estrangeira? É necessário discutir estas e outras questões, como o personalismo de estrelas, caciques e “apóstolos”; o escandaloso e freqüente divisionismo de denominações e “ministérios”; a domesticação aos sistemas seculares de poder; a “prosperidade” e a “batalha espiritual” como negação da Reforma Protestante; a Igreja como comunidade terapêutica ou como comunidade patogênica (sectarismo, individualismo, legalismo).
E os desafios das questões externas da Igreja, são:
a) o secularismo hedonista, com o seu consumismo e a busca frenética de bens materiais e status; b) a “religião civil”: reduzida aos ritos de passagem (batismo, casamento, enterro, inaugurações, colações de grau) e a “moral social”, descarnada de transcendência e de discipulado; c) o fanatismo dos fundamentalismos e dos misticismos, expressões doentias e perigosas da experiência religiosa.
Diante destas posições apresentadas, a Igreja precisa manter seu propósito de proclamar as Boas Novas incluindo as principais necessidades onde está contextualizada - conhecer sua própria realidade - através da Missão Integral, utilizando ferramentas de transformação: como o discipulado, a educação, a assistência social, a luta pelos direitos sociais (contra a discriminação racial, social, pela vida (contra ações de aborto), enfim, da transformação da realidade de muitos que estão à margem da sociedade.

Segundo Regina Sanches, uma grande tarefa da Igreja é no sentido profético – denunciar as injustiças:
A Igreja deve posicionar-se profeticamente no mundo, denunciando todo sistema discriminatório e desumanizante, seja em relação às minorias sociais como negros, indígenas, estrangeiros, etc., como nas relações de gênero e o recorrente problema de inferiorização da mulher. Deve defender os enfraquecidos da sociedade que integra e atuar pela libertação dos cativos das dependências diversas que aprisionam homens e mulheres nos dias de hoje, como: drogas, sexo, consumismo, abuso alimentar.
O mundo é onde a Igreja de Jesus Cristo está inserida e deve cumprir estes desafios, seja neste século, como passar para a próxima geração, que além da pregação do Evangelho, precisa enxergar as necessidades aqui apresentadas. Viver o Evangelho, servir a sociedade e prosseguir com sua missão.


Referencias Bibliograficas:
CALDAS, Carlos. Fundamentos da teologia da Igreja. São Paulo : Mundo Cristão, 2007. Páginas 45-61.
 CAVALCANTI, Robinson. Missão Integral da Igreja: Desafios para uma nova geração. In: Plataforma de aprendizagem do FALE. Acesso em 30 de agosto de 2015. Disponível em http://formacaoredefale.pbworks.com/w/page/11964998/Miss%C3%A3o%20e%20Transforma%C3%A7%C3%A3o.
SANCHES, Regina Fernandes. A TLA, a Teologia da Igreja e seu crescimento integral. In: Leitura Complementar. Joinville : Faculdade Refidim. Página 07.


Por Pr Márcio Batista

Texto produzido para uma dissertação sobre a disciplina Eclesiologia no Brasil na Integralização do Bacharel de Teologia da Faculdade Refidim de Joinville, SC.



_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários