Janelas da alma


O que pode derrubar espiritualmente o ser humano é: a concupiscência da carne e dos olhos, a soberba da vida e a lascívia.

Jesus Cristo disse: “Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas”, (Lucas 11.34).

Os nossos olhos são a janela de nossa alma, isto significa que o que olhamos, onde nosso foco está, estamos “alimentando” a nossa alma. Nossa mente estará limpa ou suja, de acordo com o que você tem “alimentado” através de seus olhos.

A lascívia, são os pensamentos impuros, a famosa síndrome de Cacilda, “só pensa naquilo”. Quando nossa alma está suja, nossa mente só pensa naquilo que ela foi “alimentada”.

Para vencer a lascívia e as concupiscências é necessário ter domínio próprio, saber dizer não a tudo que não agrada ao Espírito Santo. Antes de “alimentar” sua alma, pergunte ao Espírito Santo: “Querido Espírito Santo, eu devo ver isto? Isto serve para a minha alma?” É lá na sua mente onde o Espírito Santo fala com você e diz o que é certo ou errado! É aquela voz em sua consciência dizendo o que é certo e o que é errado, e que você tem certeza que não é você falando consigo mesmo em seus pensamentos!

Se você não tem ouvido mais o Espírito Santo em sua mente, você precisa ler a Bíblia Sagrada, jejuar (consagrar-se) e orar pedindo a ajuda do doce e querido amigo Espírito Santo.

Elimine por completo a concupiscência da carne e dos olhos de sua vida, não dê ouvidos e muito menos veja tudo que está por aí disponível com muita facilidade, use o filtro da Palavra de Deus e do Espírito Santo. Leia a Bíblia, ore e jejue.

“Porque a sabedoria entrará no seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma”, (Provérbios 2.10).

Você sabia que quando você fica 21 dias se policiando, isto é, tendo uma atitude nova, você acaba criando um hábito novo, e este novo hábito também te ajudará a dizer não a toda sujeira aos seus olhos e ouvidos. Tente ficar longe de todo tipo de sujeira durante 21 dias, policie, isto é, domine todos os desejos pecaminosos e vontade própria. Você sentirá paz em sua alma e dirá, "eu consegui, Glória a Deus!"

“Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, nobre e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas excelentes. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus”, (Filipenses 4.8).

Por Márcio Batista (Jornalista e Teólogo)
Foto: Saint Peters Blog







_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários