Jamais diga "Aleluias"


Aleluia: uma palavra que não tem plural


Você já se perguntou se é correto falar “aleluias”? A resposta é não. A palavra aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ (hallelu-Yah), que significa “louvai o Senhor”. Essa expressão é usada na Bíblia, especialmente nos salmos que compõem o hallel judaico, do salmo 113 ao 118, e no livro do Apocalipse, capítulo 19, para exaltar a Deus e agradecer pelos seus feitos.


O termo aleluia é formado pela junção de duas palavras hebraicas: hallelu, que é o imperativo plural de louvar, e Yah, que é uma abreviação do nome divino Yahweh, que os judeus não pronunciam por respeito à santidade de Deus. Portanto, o sentido da palavra é um convite a louvar o Senhor, e não um substantivo que possa ser flexionado em número.


Nas Sagradas Escrituras, não encontramos a palavra aleluia no plural, nem em hebraico, nem em grego, que é a língua do Novo Testamento. O termo aparece cerca de 26 vezes nos salmos e quatro vezes no Apocalipse, sempre no singular. A tradução para o português também deve respeitar essa singularidade, pois o plural de aleluia não tem significado lógico nem teológico.


Portanto, o uso da palavra “aleluias” é incorreto e deve ser evitado. Porque soa da seguinte forma: "Louvados sejam os deuses". Você está louvando os deuses ou Deus? O correto é usar sempre a palavra “aleluia”, que é uma forma de louvar a Deus e reconhecer o seu poder e a sua bondade.



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (StockSnap/Pixabay) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários