O valor da gratidão


A gratidão de uma ovelha ao cão que a salvou de um ataque de lobos


Uma imagem tocante de uma ovelha confortando um cão pastor ferido depois de ele ter lutado contra lobos para defender o rebanho viralizou nas redes sociais. 

A foto mostra a ovelha encostando a cabeça na cabeça ensanguentada do cão, como se estivesse agradecendo-lhe pelo seu sacrifício. Mas que tipo de cão é capaz de enfrentar uma alcateia de lobos e proteger as ovelhas?


O cão da foto é da raça Kangal, originária da Turquia e muito usada para guardar e proteger rebanhos que pastam livremente em terrenos montanhosos e hostis, onde os lobos e outros predadores são comuns. 

Os Kangals têm um corpo musculoso e ágil, podendo chegar a 85 centímetros de altura e 65 quilos de peso. Eles também possuem a mordida mais forte entre os cães, com uma força média de 743 PSI (libras por polegada quadrada), comparável à de um urso pardo.

Os Kangals vivem entre as ovelhas e desenvolvem um vínculo especial com elas, não apenas conduzindo-as, mas também defendendo-as com bravura e lealdade. 

Eles usam coleiras especiais com espinhos para proteger seus pescoços dos ataques dos lobos, que costumam frequentar essa região. O sangue que se vê na foto não é do cão, mas dos lobos que ele feriu com sua coleira.


Esses cães são extremamente corajosos e determinados, e não hesitam em arriscar suas vidas pelo seu rebanho. Eles também têm uma pele elástica em algumas partes do corpo, que pode absorver o impacto de algumas mordidas, reduzindo a dor e dando-lhes uma vantagem crucial durante as lutas.


A cena da ovelha consolando o cão mostra que os animais também são capazes de sentir gratidão e compaixão pelos seus protetores. Essa imagem tem muito a nos ensinar sobre o valor da amizade, da generosidade e do reconhecimento.


Um texto bíblico que enaltece a gratidão é o Salmo 136:1-3: "Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre. Dai graças ao Deus dos deuses; porque a sua misericórdia dura para sempre. Dai graças ao Senhor dos senhores; porque a sua misericórdia dura para sempre".


A gratidão é um sentimento nobre que deve ser cultivado em nossas vidas diárias. Quando somos gratos, reconhecemos as bênçãos que recebemos e as pessoas que nos ajudam ao longo do caminho.


Pense nisto!



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (Kakheti) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários