Responsabilidade do Obreiro


Esboço para Reunião de Obreiros: "A Responsabilidade do Obreiro na Casa de Deus"


Introdução:

O papel do obreiro transcende funções práticas; é uma posição de serviço e responsabilidade. Inspirado por Tito 1:6-9, compreendemos que o obreiro, seja presbítero ou bispo, é um servo dedicado a facilitar o culto e a edificação da igreja, mantendo padrões elevados em sua vida pessoal.


Obreiro, presbítero e bispo

No Novo Testamento, os termos pastor, bispo e presbítero são usados para se referir aos mesmos indivíduos (Atos 20:17,28; 1ª Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Esses homens atuam em congregações locais, liderando e zelando pelo rebanho de Deus. Embora as palavras se refiram aos mesmos servos, cada uma delas possui um significado distinto.


Tópico 1: A Identidade do Obreiro como Servo (Tito 1:6)

O obreiro é, antes de tudo, um servo. Ele se dispõe a ajudar no andamento do culto, dedicando-se para que a Palavra de Deus seja pregada e a igreja cuidada com zelo. Servir é a essência do seu chamado.


Tópico 2: Qualidades do Obreiro (Tito 1:6-7)

O obreiro deve ser irrepreensível, exemplo de fidelidade no casamento, e ter filhos que, pela sua conduta, glorificam a Deus. Essas qualidades refletem o compromisso com a santidade e integridade em todas as áreas da vida.


Tópico 3: Requisitos do Obreiro (Tito 1:7-9a)

O obreiro, como encarregado da obra de Deus, é chamado a uma vida irrepreensível e exemplar. Deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, e ter domínio próprio. Sua vida é um testemunho que inspira e orienta outros na fé.


Tópico 4: Compromisso com a Sã Doutrina (Tito 1:9b)

O obreiro, seja presbítero ou bispo, deve apegar-se firmemente à mensagem fiel. Ele não se desvia da verdade bíblica, sendo capaz de encorajar pela sã doutrina e refutar aqueles que se opõem a ela. Sua firmeza é essencial para a saúde espiritual da comunidade.


Conclusão:

A responsabilidade do obreiro na casa de Deus vai além de tarefas práticas; é um chamado para ser servo e exemplo. Que, inspirados por Tito 1:6-9, cada obreiro busque a irrepreensibilidade, vivendo uma vida consagrada, comprometida com a sã doutrina, para edificação da igreja e glória de Deus.



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (StockSnap/Pixabay) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários