Dia do Repórter



Dia 16 de Fevereiro é o Dia do Repórter!

Na faculdade de Comunicação Social - Jornalismo aprendemos que na comunicação existem três importantes pilares para que a comunicação seja realizada: Fonte, emissor e receptor, e claro, o produto é a mensagem.

A fonte é onde o fato acontece, quem entrevistamos, nos fornece a informação, nos deixa inteirados do que precisamos para compor a reportagem.

O emissor somos nós repórteres que produzimos a notícia, redigimos todos os detalhes com a dinâmica da informação, respeitando o LEAD e produzindo a mensagem: o áudio para a rádio, ou sonora/passagem para TV, o texto para jornal, revista ou mídia digital (blogs, sites de news, redes sociais e etc).

O receptor é o ouvinte, telespectador ou leitor que recebe a notícia e fica bem informado diariamente.

O dia do repórter me faz lembrar da importância desta profissão, e ao mesmo tempo da responsabilidade que temos de repassar ao receptor uma informação séria e fidedigna.

Infelizmente, com o avanço da tecnologia e advento da internet, o que mais temos observado e entristecido a nossa classe - repórteres - são os diversos sites que publicam sem nenhuma responsabilidade fake news, desrespeitando tanto o fato verídico e difamando o cidadão ou organização na falsa notícia. O leitor - nas mídias sociais - não faz uma aferição na notícia se é verdadeira ou não - utilizando-se por exemplo do site Boatos.org - e, compartilha irresponsavelmente a informação.

Este é um trabalho que exerço há muitos anos com responsabilidade e amor. Seja fazer uma entrevista, transcrever uma mensagem de um orador, e, escrever notícias.

Preparar o LEAD da notícia não é apenas descrever o fato, mas fazer parte da história como testemunha ocular e transmitir ao - telespectador, ouvinte e leitor - a verdade nua e crua, sem desrespeitar a fonte.

Isso é fazer notícia, isto é ser um repórter!


Por Márcio Batista
Foto: 




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários