Os cinco Dons Ministeriais


Os cinco Dons Ministeriais: Um chamado à responsabilidade na edificação do Corpo de Cristo


Com alegria e temor que vamos explorar as profundezas do chamado que Deus nos confiou, conforme revelado por Paulo em Efésios 4:11. Neste texto, somos apresentados aos cinco ministérios que o Senhor designou para a edificação do Seu corpo. Como obreiros, desfrutamos da graça singular de exercer um desses dons ministeriais: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres.


Apóstolos: O Dedo Polegar 

Assim como o polegar é essencial para a funcionalidade da mão, os apóstolos são enviados por Deus para estabelecer os fundamentos da fé. Seu chamado é pensar à frente, liderando a igreja em direção ao propósito divino.


Profetas: O Dedo Indicador

Assim como o dedo indicador aponta o caminho, os profetas são chamados a direcionar líderes e liderados para o destino espiritual delineado por Deus. Adentram em lugares espirituais específicos, revelando a vontade divina.


Evangelistas: O Dedo Médio 

Como o dedo médio se destaca, os evangelistas têm a tarefa de incendiar os corações não convertidos. Com fome por almas, eles se infiltram em ambientes, conduzindo pessoas à luz do evangelho com intensidade e paixão.


Pastores: O Dedo Anelar 

O dedo anelar representa a aliança e o cuidado, características dos pastores. Eles são chamados a pastorear com carinho, oferecendo orientação e aconselhamento para fortalecer o rebanho de Deus.


Mestres: O Dedo Mínimo

Os mestres, como o dedo mínimo, são movidos por perguntas e detalhes. Com minuciosidade, desdobram as verdades da Palavra, instruindo a igreja com sabedoria e profundidade.


O exercício desses dons é uma responsabilidade divina. À medida que desempenhamos nossos papéis, lembremo-nos de que somos coagentes com Deus na construção do Seu corpo. A humildade, a integridade e a dedicação são as pedras fundamentais para esse serviço.


"É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela", (Tito 1:6-9).


Que possamos, como obreiros, abraçar nossos dons com zelo e temor, compreendendo que somos chamados não apenas para preencher uma função, mas para participar ativamente da manifestação do Reino de Deus na Terra.


Que o Espírito Santo guie cada passo, e que, ao exercermos nossos ministérios, possamos testemunhar a gloriosa obra de edificação do corpo de Cristo, cumprindo o propósito para o qual fomos designados. Amém.



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (ricfmachado/Pixabay) Reprodução / Divulgação

________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários