Esboço: 5 promessas para minha vida


PAULO: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13)


- Onde eu estiver e com o que tiver, posso fazer qualquer coisa por meio daquele que faz de mim o que sou. (A Mensagem)

- Paulo podia viver com alegria porque compreendia a vida sob o ponto de vista de Deus.

- O apóstolo se concentrava naquilo que era sua obrigação fazer, e não naquilo que pensava que deveria ter.

- Ele estabelecia corretamente suas prioridades e era grato por tudo que Deus lhe havia concedido.

- Paulo se afastava daquilo que não era essencial para poder se concentrar naquilo que é eterno.

- Muitas vezes, o desejo de ter mais ou melhores posses é, na verdade, o desejo de preencher uma lacuna existente na vida da pessoa.

- A que você se dedica quando sente um vazio interior? Como pode encontrar o verdadeiro contentamento? 

- A resposta está em sua perspectiva, em suas prioridades e na fonte do seu poder.

1ª promessa: Posso todas as coisas naquele que me fortalece!


JACÓ: “E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gênesis 32.26)

- O estranho disse: “Deixe me ir embora o dia já raiou”. Mas Jacó retrucou: “Não deixarei você ir sem que me abençoe”. (A Mensagem)

- Jacó persistiu nesta luta durante toda noite apenas para ser abençoado. Sim, ele era persistente.

- Deus nos encoraja a perseverar em todas as áreas de nossa vida, inclusive a espiritual.

- Onde, em sua vida espiritual, você precisa de mais persistência?

- O caráter forte se desenvolve a medida que você luta em meio às condições difíceis.

2ª promessa: Não te deixarei ir, se não me abençoares!


JOSUÉ: “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.14,15)

- Portanto, temam o Eterno. Sirvam a Ele com fidelidade. Eliminem os deuses que seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito. Vocês servirão ao Eterno. Mas, se vocês acham que não é bom servir ao Eterno, então, escolham um a um deus a quem preferem servir – façam isso ainda hoje. Escolham a um dos deuses que seus antepassados adoraram na terra além do Eufrates ou um dos deuses dos amorreus, aqui mesmo onde vocês estão vivendo. Quanto a mim e a minha família, nós serviremos ao Eterno. O povo respondeu: “Nunca abandonaremos o Eterno! Nunca! Nunca deixaremos o Eterno para servir a outros Deuses”. (A Mensagem)

- As pessoas tiveram que decidir se obedeceriam ao Senhor, que provar a sua probidade, Eu adoraria uns deuses locais, que eram ídolos feitos por mãos humanas.

- É fácil aderir a uma silenciosa revolta - levar a vida a seu próprio modo.

- Mas chegará o tempo quando você terá que escolher quem ou o que controlará a sua existência. A escolha é sua.

- Será Deus sua bússola ou outro substituto qualquer?

- Após escolher ser controlado pelo Espírito de Deus, reafirme sua decisão diariamente.

3ª promessa: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!


DAVI: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (Salmos 23.1)

- O Eterno, meu pastor! Não preciso de nada. (A Mensagem)

- Ao descrever o Senhor como um pastor, Davi escreveu sobre a sua experiência, porque passou muitos anos de sua juventude pastoreando ovelhas, que são completamente dependentes do pastor para provisão, direção e proteção.

- No Novo Testamento podemos ler que Jesus é o bom pastor (Jo 10.11); o grande Pastor (Hb 13.20); e o sumo Pastor (1ª Pe 5.4).

- Como o Senhor é o Pastor, somos as suas ovelhas, não no sentido de sermos assustados e passivos, mas seguidores obedientes, sábios o bastante para seguir alguém que nos levará aos lugares certos e do modo correto.

- O Salmo 23 não revela as características da ovelha como animal, mas as dos discípulos e as do Pastor. Ao reconhecer o bom Pastor, siga-O!

4ª promessa: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará!


SENHOR, através de ISAíAS: “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor” (Isaías 54.17)

- Toda arma capaz de ferir vocês ainda não foi forjada. Qualquer acusador que levá-los ao tribunal será desqualificado por mentir. É isso que os servos do Eterno podem esperar. Vou garantir que tudo resulte no melhor. É o decreto do Eterno. (A Mensagem)

- Uma pessoa quando se liberta e passa a exercer sua fé na palavra de Deus, ela precisa saber qual é a sua herança.

- O que realmente sua fé representa e qual efeito ela produz na sua vida, e um dos efeitos entre vários é esta promessa de Deus que está em Isaias 54.

- Quando estamos em Cristo, as ferramentas do inimigo não nos atingem mais.

- Quando estamos em Cristo, as acusações do mal não têm mais efeito, pois nossos pecados foram perdoados e fomos justificados por Cristo.

- Nossa garantia é a presença do Espírito Santo em nós, o selo da promessa, não estamos mais sozinhos, Ele está conosco até a consumação dos séculos.

5ª promessa: Toda a ferramenta preparada contra mim não prosperará!

 


Quer mais ESBOÇOS? Clique aqui!

_________________

ATENÇÃO PASTORES / PREGADORES

Quer ser edificado diariamente com Reflexões para a vida, são histórias que nos trazem profundas lições que você - obreiro/ pastor - poderá aplicar em suas pregações, siga e acompanhe as histórias diariamente. Clique aqui!
_________________




Por Jornalista Márcio Batista

Fonte: Pr Márcio Batista / A Mensagem e Bíblia Aplicação Pessoal
Fotos: (Halfpoint) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários