Esboço: A cura do cego Bartimeu


A história deste cego encontra-se no evangelho: Mc 10.46-52.


Existiam duas cidades de Jericó:

A velha em ruínas desde o tempo o rei Zedequias (2º Rs 25.5). Ela havia sido construída pelos Caldeus, enquanto os judeus estiveram cativos na Babilônia (Ed 2.34). 

O Rei Acabe, Hilel tentou reconstruir Jericó (1º Rs 16.34), mais não conseguiu por causa da maldição profetizada por Josué (6.26). 

A nova havia sido construída por Herodes, o grande. 

Desta forma entendemos que Jesus estava saindo da Jericó em ruínas e entrando na outra Jericó. Foi neste local que encontrou o cego, Bartimeu, o personagem da nossa mensagem.


Quem era Bartimeu?


Ele não tinha nome, em outras palavras, era um Zé ninguém. 

(Você que aqui está, tem CI, CPF, tem comprovante de residência, tem uma igreja para se reunir, você é alguém importante para Deus, Ele te achou, Ele te comprou com o sangue do filho dEle, Jesus)

Bartimeu é uma conjunção do sufixo BAR – que indica “Filho de” e Timeu que era o nome do seu pai. Filho de Timeu era como era conhecido.


O que tinha Bartimeu? 

Uma capa surrada dada pelo Império Romano.


Sobre a capa que ele carregava

O Império Romano sempre foi muito organizado para que uma pessoa pudesse mendigar é necessário que tivesse uma autorização do império. Essa autorização era através de uma capa que era entregue que estava escrito por trás da mesma em latim “este homem é um miserável, mendigueiro, vive de esmola”. Dessa forma havia identificação que aquela pessoa era pedia esmolas.


O que representava a capa para o cego de Jericó:

1- Identificação que era mendigo;

Para o cego era uma vida de humilhação, angústia, tristeza viver dessa forma e sendo identificado dessa maneira.


2- Dependência;

Ele dependia dela para sobreviver, ou seja, mendigar.


3- Proteção.

Com essa capa ele se protegia do frio, chuva, poeira entre outras coisas.


Naquele local Bartimeu era muito conhecido. Era o ponto que esmolava. Imagino quão sofrida não deve ser a vida de um cego, de um pedinte. Somos descriminados por nossas deficiências, senão vejam.


Ele não se revoltou com a situação

Sabemos que os filhos herdam a natureza e toma as dores dos pais. Ele tinha todas as potencialidades possíveis para se tornar um amargo revoltado. Seu pai quisera vencer o império sozinho e fora sacrificado por isto. Timeu não soube esperar o tempo certo e a forma correta das coisas acontecerem. Destruiu sua vida e complicou a de toda sua família. Bartimeu estava pagando um erro que não era seu. 

Como José, que inexperiente contou a seus pais e irmãos o que Deus havia revelado ao seu coração, e por isto foi perseguido e vendido escravo por seus irmãos. A saga de sofrimentos de José é muito idêntica a de Bartimeu, ambos pagavam um preço caro pelos erros dos outros. 

Foi vendido como escravo ao Egito na sua adolescência, mas aos 30 anos tornou-se Governador do Egito. Somente depois de ver novamente sua família, reconciliar com ela e ver seu pai, Jacó, morreu aos 110 anos, com longevidade de vida.

Bartimeu estava pagando um alto preço pelos erros de seu pai, mais não há indícios de que vivesse choramingando pelos cantos de Jerusalém, nem que ele tivesse se revoltado contra Deus como muitos fazem quando a vida não lhe parece justa.


Bartimeu resolve ir à luta

Não podia muito, mais o pouco que podia fazia. Para manter sua família, o único recurso que lhe sobrara foi mendigar. Era a sua única possibilidade de sobrevivência, e a esta ocupação se dedicava com regularidade e disciplina.

(Esforce-se, lute, vá em frente, não desista, por mais que as coisas estejam indo de mal a pior ao seu lado, erga a cabeça, dê a volta por cima. Não vá atrás das vãs filosofias e ciências que dizem que você é fruto do meio, não, você é diferente, porque escolheu ser diferente da multidão, escolheu o melhor, escolheu o que é perfeito (espírito), o que é agradável (alma) e bom (corpo), que é a fazer a vontade de Deus).


Vejam o que o Salmista nos ensina:

Salmo 34.4-6 diz “No dia que comecei a ficar deprimido, busquei ao Senhor, e ele livrou-me de todos os meus temores. O Senhor ouviu este pobre, livrou-me de todas as minhas angustias”. TODAS, Deus não o livrou de algumas, de várias ou de uma. Deus o livrou de todas. Aleluia!


Lá estava, Bartimeu, bradando e clamando também. “JESUS, filho de Davi tem misericórdia de mim”.


Ilustração/Testemunho

Victorino Silva procurou um Centro de mesa, e procurou para curar seu cancer de pulmão.

“Deu um sorriso e disse que não estava curado, mas os demônios colocaram um pano preto e quando bater uma chapa, não iria aparecer mancha alguma no pulmão”, e ele pensou, “isso é uma mentira”, ninguém o havia falado de Jesus. Mas ele ficou desconfiado. “Vou sair e a primeira pessoa que olhar pra mim, vou matá-la e sair por aí desvairadamente”. 

Andando na rua, ouviu uma mulher falando dentro de sua casa, “aleluia, glória a Deus”, ele não conhecia esse linguajar, era algo estranho pra ele. Chegou ao portão e a senhora o atendeu, mas isso não era costume, pois estava acontecendo em sua casa um Culto Doméstico, ela e seu esposo, o Tenente da Marinha, Pedro Rodrigues, mas ele crê que aquela senhora foi impelida pelo Espírito Santo para ir até na rua. “Você quer entrar”, e ele disse, “quero”. Ele ouviu as vozes dos espíritos, “o que você veio fazer aqui, aqui não é o teu lugar”. A irmã disse, “entra que Jesus Cristo tem uma benção pra você”. Ele entrou, e ouviu da parte do Tenente, “você quer aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida”, e Victorino lhe perguntou, “Esse Jesus é uma boa, se for eu quero”, e aceitou a Jesus como Salvador e sua vida. 

De traficante, beberrão, leão de chácara no prostíbulo, viciado em drogas, como dizia, desceu mais fundo que o próprio fundo do poço, hoje, é pastor, cantor e trabalhou em uma das maiores cruzadas evangelísticas da América do Sul, com o saudoso pastor Benhard Johnson.


Bartimeu não se isolou

- Muitos ao enfrentar crises se isolam dos amigos, da sociedade, da igreja, dos irmãos, se enclausuram no mosteiro da comiseração e da auto-piedade. 

-Quem tem problemas fica tendencioso ao isolamento.

-Quem sofre de alguma deficiência se sente descriminado pela vida e fatalmente caem em depressão. 

(A Igreja é o local onde você vai alcançar o seu milagre, a Casa de Deus, onde estão reunidas pessoas que tem fé, que acreditam na sua vitória. (Mt 18.20) diz, “Onde dois ou três se reunirem em meu nome, lá estarei eu no meio deles”).

Meu irmão a luta é feroz, a batalha é renhida, chame outras pessoas para estar com você. Comecem a clamar juntos, Jesus vai aparecer e o milagre vai acontecer. Isto não é chavão de pastor, é padrão Biblico para o cristão. 

Daniel se viu em aperto, logo chamou Hananias, Misael e Azarias para orar (Dn 2.16-19). É melhor ter companhia na angústia, para ensinar que o isolamento nas horas de crise nunca é bom. O cristão isolado se enfraquece.


Seu caso era difícil

Aos olhos do mundo, era um João ninguém, mas não aos olhos de Deus! 

Sua situação mais difícil poderia afetar sua fé, mas Bartimeu de alguma forma parecia entender que o problema quanto mais difícil é melhor para Deus. 

O Rei Nabucodonosor quando estava em apuros chama Daniel: “Daniel, príncipe de Deus, eu sei que há em ti um espírito excelente, o espírito dos Deuses e que nada para ti é difícil.” Dn 4.4,5,8-9. 

Paulo nos ensinou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fp 4.13.

Buscar conhecimento da palavra - viver informado

Tudo que Bartimeu conhecia agora eram vozes. Vozes de que lhe davam um pão, ofereciam uma moeda ou que apenas diziam que não tinham nada para dar. Vozes de um romano que passando praguejava: “Bem feito filho de Timeu! Quem mandou seu pai provocar o império, quem mandou levantar sedições?” Quando estas coisas acontecem só a palavra nos conforta, sustenta e levanta. 

Na época de Bartimeu a palavra havia descido a terra e estava habitando entre os homens, vejam: “No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus”(Jo 1.1) “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória como a  glória do unigênito do pai” (Jo 1.14). 

Mas, para seu espanto, foi repreendido pelos próprios discípulos, que tentaram calá-lo, afastando-o de Jesus, assim como haviam tentado impedir que as crianças de se aproximassem de Jesus.

No entanto, Bartimeu não desanimou, antes, clamou mais alto ainda! JESUS, FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM! Diante da oposição, seguiu em frente a exemplo de Zaqueu! Tem gente melindrosa que se escandaliza e desiste de seguir a Jesus por muito menos.

Os próprios discípulos, ainda carnais e imaturos, estavam servindo de pedra de tropeço para ele, mas Bartimeu não desistiu, não titubeou, não desanimou, mas insistiu e será recompensado por isto!

Bartimeu era cego, mas não surdo. “Então Josué disse aos israelitas: ‘Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus’”. (Js 3.9).

Esse comportamento foi que lhe deu a salvação e a cura dele: o de estar atento, ouvir o que se passava ao seu redor.


Bartimeu estava informado

Disseram a ele que Jesus de Nazaré estava passando, que era o verbo, a palavra, o filho do próprio Deus. Era cego, não desinformado. Logo identificou a preciosidade daquela oportunidade e começou a clamar. 

• De alguma forma sentiu que aquela era a chance da sua vida

• Concebeu a possibilidade de ser alcançado com a cura

• Não ficou questionando as dificuldades, a falta do globo ocular.


Salmo 33.6 diz :“Os céus se fizeram por sua palavra”.

Salmo 107.20 diz: “Enviou sua palavra e os sarou, e os livrou da destruição.”


O poder da palavra de Jesus é tremendo

• Demônios tremem e se retiram

• Os mares se abrem e lhe obedecem

• As enfermidades se desfazem

• Os mortos ressuscitam

• O mais vil pecador é perdoado, restaurado e regenerado

• Faz o milagre da mudança de caráter (Pedro)

• Absolve a mulher adúltera e tem coragem de jantar com publicanos apenas para anunciar o seu perdão e amor (Zaqueu).


Jesus fora ungido por Deus para: Isaías 61:1-4

- Pregar as boas-novas aos pobres.

- Restaurar os quebrantados de coração.

- Proclamar a liberdade aos cativos.

- Apregoar o Ano Aceitável do Senhor “Ano da Graça”

- Apregoar o dia da vingança do nosso Deus. 2ª Ts 1:8

- Consolar tristes.

- Coroar os que estão de luto.

- Dar alegria em vez de tristeza.

- Louvor em vez de espírito angustiado.

- Transformá-los em árvore de justiça, ou a fim de reedificar as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito tempo devastado.


Sl 147.8-9 diz que “Ele sustentava o universo com sua palavra, é ele quem cobre o céu de nuvem, é ele quem envia chuva que faz produzir as árvores, quem sustenta os animais com alimento”. 

Sl 147.18 diz: “É ele quem fortalece o ferrolho da sua porta para que o inimigo não te ataque”.

Sl 147.20 diz: “Porém não faz assim com nenhuma outra nação, pois sua palavra só funciona com os seus eleitos”.


O centurião disse a Jesus: “Dizei-me uma palavra e o meu rapaz sarará” (Mt. 8.8). Jesus disse quero, e ele foi curado instantaneamente.


Clamar, o segredo da vitória

O coração do Senhor se derrete ante ao clamor do seu povo. Ele disse a Moisés, “eu ouvi o clamor do meu povo”. Os filhos de Israel gemiam pela escravidão egípcia, e por causa dela clamaram. O clamor daquele povo subiu ao Senhor (Ex 2.23).


Ex 3.9, “Se alguém te afligir e clamares a mim ouvirei o seu clamor”.

Sl 22.7, “Na minha angústia clamei ao Senhor e ele do seu templo me ouviu”. 

Salmo 51:17b diz: “... a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” E Jesus realmente não o desprezou.

Jr 33.3, “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.


Bartimeu agora não era um cego que esmolava, mais um cego que clamava. Ouvindo aquele clamor, Jesus manda chamar Bartimeu, e ele deixa logo sua capa. 


Aquela capa representava

A consequência do pecado de seu pai, segundo Flávio Josefo, um sofrimento por causa dos erros alheios, sua cegueira espiritual, servia para acobertar um desejo contido de revolta, exclusão social e a maldição (Mc 10.50). 


1 - Deixar a velha vida que para atrás. 

O cego não ia precisar mais daquela capa, não era necessário pedir esmolas. 

Somos novas criaturas em Cristo Jesus. 

E sem essa capa ele não seria identificado como mendigo. 

A nossa identificação é que somos povo do Senhor redimidos para herdar uma vida eterna. (“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, 2 Co 5.17)


2 - Somos totalmente dependentes do Senhor e temos a certeza que o Senhor vai prover todas as coisas. 

Antes o cego vive de esmolas dependia dos homens agora ele dependia exclusivamente da graça de Deus. (“Sem mim nada podeis fazer”, Jo 15.5).


3 - A verdadeira proteção encontramos no Senhor Jesus. 

Os dias são maus, difíceis, mas o Senhor nos aguardará de todo mau e somos verdadeiramente protegidos. (“Debaixo de suas asas estarás seguro”, Sl 91.4).


(Jogue fora hoje esta capa da: incredulidade; pecado; religiosidade; carnalidade; falsa felicidade; vícios; prostituição; preconceito; tradição; avareza; engano; mentira; imoralidade; enfim de injustiça).


Jesus pergunta: “Que queres que eu te faça?”

• “Mestre que veja”. E logo viu e passou a seguir Jesus pelo caminho (Mc 10.52).

Seu futuro vai ser o fruto da tua visão de hoje.

A capa que o mundo oferece ao homem não consegue satisfazê-lo completamente, pelo contrário traz angústia, tristeza, decepção e morte.

Hoje o Senhor deseja que você tome a mesma decisão do cego de Jericó, deixe a capa (a velha vida) e o Senhor te concederá uma vida nova, cheia de alegria, paz, segurança e principalmente vida eterna.

Se quiserdes ser próspero de verdade, você precisa ser curado da cegueira das ilusões deste mundo para conseguir ver aonde se encontra o verdadeiro tesouro de nossas vidas.



Referências Bibliográficas:

- A cura de Bartimeu: http://pregacoesfn.wordpress.com/2009/10/19/a-cura-de-bartimeu/

- A capa do Cego de Jericó: https://www.portalrevelacao.com/www.portalrevelacao.com/minha-biblia/mensagens-nt/marcos/1432-a-capa-do-cego-de-jerico-marcos-10-50

- Wikipédia, José (filho de Jacob): http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_(filho_de_Jacob)

- José é vendido para o Egito: http://www.sabedoria.ebrasil.net/db/sabedoria/historia/HPE/00009.html

- Pr. Harry Tenório: http://www.ibgenesis.com.br/admin/wp-content/uploads/downloads/2011/01/f56d1ca2aa0979dfaea3854e33237475.pdf


Quer mais ESBOÇOS? Clique aqui!

_________________

ATENÇÃO PASTORES / PREGADORES

Quer ser edificado diariamente com Reflexões para a vida, são histórias que nos trazem profundas lições que você - obreiro/ pastor - poderá aplicar em suas pregações, siga e acompanhe as histórias diariamente. Clique aqui!
_________________




Por Jornalista Márcio Batista

Fonte: Pr Márcio Batista / Referências Bibliográficas (acima)
Fotos: (FreeBibleimages) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários