Igreja, "chamados de fora" do que?


Recentemente recebemos um e-mail de uma pessoa - não vamos citar o nome para respeitar a privacidade - comentando sobre a pandemia covid-19, onde as autoridades utilizaram as frases "fique em casa", "evite aglomerações", "use máscaras" e etc.. E através destas restrições, inúmeras igrejas no Brasil e no mundo ficaram fechadas e vazias. Esta pessoa em seu e-mail dizia que a igreja não é prédio, e sim, Ekklesia (ek+kalew), significa "chamados de fora" para congregar. Será que "Ekklesia" significa realmente isso? É esta a interpretação?

Não podemos incorrer no erro na interpretação literal da palavra "Ekklesia", vamos explicar, teologicamente, de acordo com a disciplina "Eclesiologia".


Igreja local

No livro de Apocalipse, lemos o Senhor Jesus pedindo a João que escreva 7 cartas aos líderes (pastores) das 7 igrejas locais que ficavam na Ásia naquela época. Significa que além da Igreja invisível na qual fazemos parte em primeiro lugar quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, precisamos fazer parte de uma igreja local onde colocou ali um pastor (líder) sobre nós. 


Assembléia ou congregação

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de *alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10.25).

* Alguns significa: Desigrejados, desviados, apóstatas da fé.


Versão King James e NVI: "Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o DIA está se aproximando".

Versão Almeida Revisada: "Não abandonando a nossa congregação, como é o costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia".

Versão Almeida Revista e Atualizada: "Não deixemos de congregar-nos, como é o costume de alguns, antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima".


Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. Tem a sua origem etimológica na palavra grega ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, kalew, “chamada”. O termo foi usado pelos primitivos gregos com respeito a um corpo de cidadãos reunidos para tratar de assuntos de Estado. Os equivalentes, em português, desta palavra são “assembléia” e “congregação”.


Templo do Espírito Santo

Em 1ª Coríntios 9.19 lemos, "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Neste texto, precisamos olhar o contexto, por exemplo, a epígrafe nos traz uma visão geral do texto: "A imoralidade sexual". Ele inicia o contexto com a seguinte informação "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (1ª Coríntios 6:12). 


Naquela época muitas religiões ensinavam que a alma era mais importante que o corpo, você podia fazer o que quisesse com seu corpo, não havia nenhum pecado nisso. O apóstolo Paulo estava neste contexto dizendo aos irmãos da Igreja Local de Corinto que o Espírito Santo habita dentro de de cada um deles e jamais devem "praticar quaisquer pecados" no corpo, pois a imoralidade, a prostituição nos suja. 

Ele encerra o contexto dizendo "porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1ª Coríntios 6:20). Em nenhum momento o apóstolo Paulo disse "vois sois a 'Igreja' do Espírito Santo".


Na versão Bible in Basic English lemos "house of Holy Spirit" - casa do Espírito Santo. Entendemos ser a morada, residência, local onde o Espírito Santo mora. Assim, não devemos nos sujar com a imoralidade, pois entristece o Espírito Santo que habita em nós.


Segundo o Pr Antonio Gilberto, no versículo em destaque o apóstolo Paulo está dizendo que "muitas pessoas dizem que tem o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensam em que isso seja liberdade, estão na realidade escravizados por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais".


Igreja de Cristo

Entendo que a palavra "Igreja" é um grupo de pessoas que professam a mesma fé e seguem o mesmo objetivo. É uma assembléia e/ou um conjunto de pessoas. Em seus textos, o apóstolo Paulo quando se refere à igreja, ele está falando de "um corpo de crentes". Aqui, não devemos confundir "Igreja" com "templo" e/ou "edifício".


Chamados de fora

Quanto a expressão "chamados de fora", algumas pessoas interpretam como "chamados para fora dos templos", ou, "chamados para fora das 4 paredes da Igreja". Não é essa interpretação! 


A Igreja de Cristo é santa, significa que ela é separada deste mundo. Realmente este é o real significado da palavra grega (ekklesia = ek (preposição, deu origem ao sufixo latino “ex”, “de fora”) + kalew (verbo “chamar”, tradução literal do termo: “chamados de fora”). 

"Mas, como é Santo aquEle que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: 'Sede santos, porque Eu Sou santo'", (1ª Pedro 1:15-16).


A Igreja foi chamada por Deus para servi-Lo e este chamado dEle, é a santificação da Igreja de Cristo, que inclui todos nós que aceitamos este chamado a santificação.

Ekklesia ("Ek-kalew") significa chamados de fora do pecado, do mundo - ordem do sistema caído, os descrentes, ímpios e maus -, da impureza, da contramão da sociedade - alguém que é diferente do padrão do mundo -, para viver na luz e fazer a diferença na sociedade corrupta pelo pecado e pela imoralidade.


"Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual Ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos", (Efésios 1:18).

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus", (Romanos 12:2).




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Márcio Batista
Foto: (Scott Rodgerson) Reprodução / Divulgação


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.


Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.


Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários