Os Nomes de Deus: Jeová


Jeová - é a combinação de YHWH mais as vogais de Adonai (meu Senhor), esta foi uma forma para que se possa pronunciar sem temor e com respeito o nome de Deus. Antes, cada vez que apareciam as consoantes, era dito: “Adonai”.


Em Exôdo 6.3 é a primeira vez em que Deus se revela com este nome redentivo, “E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido”.

Depois Ele se apresentará diversas vezes como Jeová, ligado a algum outro nome para se revelar aos Seus filhos. Na Bíblia Amplificada a passagem de Êxodo 6.3 se encontra desta forma: “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como El Shaddai; mas pelo meu nome Yaweh (Jeová, o nome redentivo) não lhes fui conhecido (em feitos e grandes milagres)”.

Para não usar Jeová, o nome sagrado de Deus, os judeus quando querem se referir a este nome dizem:
Adonai”, que significa “Senhor”.
Hashem”, que significa  “O Nome”.
Hakadosh BarukHu”, que significa “O Santo Bendito Seja”.
Ribono Shel Olam”, que significa “Senhor do Universo”.

Deus quer se revelar a você em atos e grandes milagres, sinais e maravilhas. Desfrute das combinações dos nomes redentivos do Senhor, aqui neste segmento, vamos estudar os nomes: Jeová Jiré, Nissi, Maor, Gaal, Kadosh e etc.) e tire proveito desta experiência de conhecer mais ao Senhor, através de Seus nomes.

Conhecer os nomes de Deus e entender com o nosso espírito é um grande recurso para a Igreja de Cristo. Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-Lo. “Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome”, (Salmo 91.14).


Clique aqui para voltar ao INDICE do segmento "Os Nomes de Deus".


Fonte: Prª Nayra Pedrini da Silva e Texto adaptado por Pr Márcio Batista
Foto: Wilinet









_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários