A diferença entre Tribunal de Cristo e Trono Branco


O Pastor responde: Qual a diferença entre Tribunal de Cristo e Trono Branco?

Vamos a resposta!


Hoje, vamos aprofundar nosso entendimento sobre dois eventos escatológicos fundamentais mencionados na Bíblia: o Tribunal de Cristo e o Grande Trono Branco. Esses dois julgamentos, embora relacionados ao final dos tempos, possuem características e propósitos distintos que são essenciais para a compreensão da doutrina cristã.


Tribunal de Cristo

O Tribunal de Cristo é um julgamento que ocorrerá após o arrebatamento da Igreja e durante o período das Bodas do Cordeiro. Este julgamento é exclusivo para os crentes em Jesus Cristo. Em 2ª Coríntios 5:10, o apóstolo Paulo nos ensina: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal."


Natureza do Tribunal de Cristo

A principal característica do Tribunal de Cristo é que ele não é um julgamento para condenação, mas para recompensa. Aqui, nossas obras serão avaliadas. Paulo descreve este processo em 1ª Coríntios 3:12-15, onde ele fala sobre a construção de nossa vida espiritual com materiais como ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha. Essas obras passarão pelo fogo e apenas aquelas que forem de valor eterno sobreviverão.

O exegeta cristão, pastor Antonio Gilberto, destaca que cada um de nós dará contas do que fez a Cristo, e não aos demais irmãos. Embora a vida eterna seja um dom gratuito, concedido com base na graça de Deus, cada um de nós será julgado por Cristo. Ele nos recompensará de acordo com o modo como vivemos. Portanto, o Tribunal de Cristo é uma avaliação da fidelidade e da obediência de cada crente.


Importância da Obediência e Fidelidade

Mateus 16:27 diz: "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então recompensará cada um segundo as suas obras." Este versículo enfatiza que, embora a salvação seja pela graça mediante a fé (Efésios 2:8-9), nossas obras têm importância no Reino de Deus. Elas são evidências de nossa fé e obediência a Cristo.

No Tribunal de Cristo, cada crente deverá prestar contas do modo como viveu. Romanos 14:10-12 reafirma essa verdade: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Vivo eu, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará a mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."


Grande Trono Branco

O Grande Trono Branco é descrito em Apocalipse 20:11-15 e é conhecido como o Juízo Final. Este julgamento é distinto do Tribunal de Cristo e ocorre após o milênio e a rebelião final de satanás. Aqui, serão julgados todos aqueles que não aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador.


Natureza do Juízo do Grande Trono Branco

Diferente do Tribunal de Cristo, o Grande Trono Branco é um julgamento de condenação. João descreve em Apocalipse 20:12-13: "E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras."

O pastor Antonio Gilberto explica que os livros representam o julgamento de Deus e neles foram registrados os atos bons e maus praticados por todas as pessoas. Este julgamento não é baseado na salvação pelas obras, mas as obras são consideradas como evidências do verdadeiro relacionamento de uma pessoa com Deus. O livro da vida contém os nomes daqueles que colocaram sua fé em Cristo para salvação.


Consequências do Juízo

Para aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida, o destino é claro e terrível. Apocalipse 20:15 afirma: "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Este é um julgamento final e irrevogável que determina o destino eterno daqueles que rejeitaram a oferta de salvação através de Jesus Cristo.


Comparação entre o Tribunal de Cristo e o Grande Trono Branco


Tribunal de Cristo:

Quem é julgado: Exclusivamente crentes em Jesus Cristo.

Quando ocorre: Após o arrebatamento e durante as Bodas do Cordeiro.

Base do julgamento: Obras e fidelidade na vida cristã.

Resultado: Recompensas ou perda de recompensas, mas não condenação eterna.


Grande Trono Branco:

Quem é julgado: Todos os não-crentes.

Quando ocorre: Após o milênio e a rebelião final de satanás.

Base do julgamento: Registros das obras boas e más.

Resultado: Condenação eterna no lago de fogo para aqueles cujos nomes não estão no livro da vida.


Aplicação para Nossa Vida Cristã

Compreender a diferença entre esses dois julgamentos nos ajuda a viver com um senso de propósito e urgência. Sabendo que nossas obras serão julgadas no Tribunal de Cristo, devemos buscar viver uma vida de obediência e serviço ao Senhor. Efésios 2:10 nos lembra: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

Ao mesmo tempo, o conhecimento do Juízo do Grande Trono Branco deve nos motivar a evangelizar e compartilhar a mensagem de salvação com aqueles que ainda não conhecem a Cristo. 2ª Coríntios 5:20 nos exorta: "De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus."


A Palavra de Deus nos dá uma visão clara sobre o futuro e os diferentes julgamentos que ocorrerão. O Tribunal de Cristo nos chama à fidelidade e ao serviço diligente, enquanto o Grande Trono Branco nos lembra da urgência de pregar o evangelho a um mundo perdido.

Que possamos viver de maneira que honre ao Senhor, confiando em Sua graça e buscando realizar as boas obras que Ele preparou para nós. E que também sejamos fervorosos em compartilhar a mensagem de salvação, para que muitos mais possam ter seus nomes escritos no livro da vida e escapar do juízo final. 


Por Pr Márcio Batista
Foto: (QuinceCreative/Pixabay) Reprodução / Divulgação

________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. © Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários