Especialista em restaurar


Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (Salmos 126:1-6)

O Salmo 126 é um cântico de celebração e profunda esperança. Ele nos leva a refletir sobre momentos de restauração, quando o Senhor nos resgata das nossas tribulações e nos traz de volta ao lugar de bênçãos, como fez com o povo de Israel ao restaurar os cativos de volta a Sião. 

O texto começa dizendo: "Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho". A magnitude desse evento era tão grande que parecia irreal, um sonho bom que se torna realidade. É como quando o Senhor intervém em nossas vidas de forma poderosa, nos libertando de uma situação de cativeiro, seja emocional, espiritual ou até físico.

Podemos nos ver nesse Salmo. Muitas vezes, caminhamos por temporadas de lutas e aflições, e parece que estamos presos, sem saída. Mas o Senhor, em Sua infinita graça e misericórdia, é especialista em restaurar. 

Ele nos tira de cenários de dor e nos leva de volta à alegria. "Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria", diz o salmista, e essa alegria não pode ser contida. Quando Deus nos resgata, Ele nos dá um novo cântico, uma nova esperança. Essa alegria é tão evidente que até os outros ao nosso redor notam: "Até nas outras nações se dizia: ‘O Senhor fez coisas grandiosas por este povo’".

Sim, as coisas grandiosas que o Senhor faz em nossas vidas não podem ser ignoradas. A restauração que vem de Deus é completa e poderosa. O testemunho da obra de Deus em nossas vidas ecoa não apenas em nosso círculo, mas além, alcançando outros com a mensagem de que o Senhor é fiel e cuida dos Seus. 

Podemos nos lembrar de momentos em que sentimos que estávamos na "terra do cativeiro", sem esperança, mas o Senhor nos visitou e fez maravilhas, transformando nosso lamento em riso.

No entanto, o Salmo também nos lembra que a vida com Deus é uma jornada. O salmista ora: "Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto". Sabemos que Deus nos restaurou no passado, mas precisamos continuamente da Sua restauração. 

A vida é cheia de desafios, e em muitas ocasiões, voltamos a passar por desertos, por secas espirituais ou emocionais. O deserto é um lugar árido, mas quando o Senhor envia as águas, até o lugar mais seco se torna fértil.

"Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão". Este é um dos versículos mais reconfortantes das Escrituras. Às vezes, caminhamos com lágrimas, em meio à dor e à incerteza, sem saber quando ou se veremos os frutos de nosso trabalho ou fé. Mas a promessa de Deus é que a semeadura com lágrimas não será em vão. 

Ele vê nosso esforço, nossa dor, e Ele está preparando uma colheita de alegria. Aqueles que semeiam, confiando no Senhor, um dia voltarão com seus feixes, com frutos abundantes.

A vida cristã não é isenta de sofrimentos, mas este Salmo nos lembra que Deus é o restaurador das nossas almas, que transforma nosso choro em alegria e nossa dor em cânticos de vitória. 

Que possamos semear com fé, mesmo em meio às lágrimas, sabendo que o Senhor é fiel e há de nos restaurar e nos encher de Sua alegria incomparável. Amém.


Por Pr Márcio Batista
Foto: (libellule789/Pixabay) Reprodução / Divulgação

________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. © Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários