Esboço: Nome acima de todo nome


Deus nos deu a oportunidade de ministrar a palavra nesta quarta no culto Quarta Fé na igreja onde servimos ao Senhor sob o tema "Natal com Jesus". Diante disto, nós elaboramos este esboço na noite de terça (21) de joelhos na presença do Senhor. Usamos duas bíblias como estudo dos apontamentos abordados na mensagem, a Bíblia de Estudo Pentecostal e a Bíblia Shedd.


Seja edificado com este maravilhoso esboço, com apontamentos que vamos usar durante a ministração à igreja.


"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai", (Fl 2.5-11).


Jesus renunciou, autonegação, amor, sacrificou-se em prol da humanidade - eu e você -. Ele não renunciou os atributos divinos como onisciência, onipresença, mas sim, de servo. Ele se esvaziou, deixou o melhor lugar do universo, para vir a este mundo tenebroso e nos dar a oportunidade de salvação.


Ele aceitou o sofrimento, os maus tratos, a incompreensão, o ódio, a vingança, a traição, o castigo, a morte de maldição na cruz.


Mesmo sendo como homem, Ele era Deus, tinha toda a autoridade, todo o poder, a natureza lhe obedecia, ele curava, libertava, ressuscitava os mortos, abençoava e perdoava.


Suas palavras eram autoridade, até mesmo na cruz, a expressão “Está consumado” (João 19.30) era um ultimato ao mundo, “estou selando as promessas do Pai a todos vocês, agora vocês podem ter acesso ao Pai novamente, eu sou a garantia absoluta”.


O profeta Isaías disse (Isaías 53:3‭-‬12) “Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu".


Jesus foi a promessa à humanidade de salvação e o resgate dos perdidos ao caminho certo.


Ninguém agora poderá dizer diante de Deus, "eu não tive a oportunidade de salvação!", porque Jesus é quem nos religa a Deus. 


“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”, (1ª Tm 2.5-6).


O profeta Isaías quando anunciou a promessa de Deus ao mundo, escreveu "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz", (Isaías 9.6).


Maravilhoso refere-se a Sua misericórdia e amor através de nossa liberdade da escravidão do pecado e das enfermidades. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lamentações 3:22).


Conselheiro refere-se a vida eterna, um consolo eterno, isto é, sem fim. O plano perfeito de Deus foi traçado por Jesus Cristo. “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4). “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).


Deus forte refere-se a grandiosidade de seu poder, tudo está sob seu controle e nada passa desapercebido diante de dEle. A terra ouve a Sua voz e estremece. “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Salmos 18:2). 


Pai da Eternidade refere-se que Ele é Deus de geração a geração, o Alfa e o Ômega, isto é, o princípio e o fim. Ele estava antes da criação e estará na criação do novo céu e da nova terra no fim de todas as coisas. Quem está com Ele, estará eternamente também com Ele. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8). “Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração” (Lamentações 5:19).


Príncipe da Paz refere-se que o Reino de Deus é de paz aos povos, através da libertação da escravidão, das prisões, das guerras invencíveis, das dúvidas e cegueira espiritual. Esta paz não terá fim, será eterna. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29:11). “Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a” (1ª Pedro 3:11). “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).


Não perca tempo, corra pra Jesus, abrace Cristo, o verdadeiro motivo de nossa existência, a razão de tudo, a solução dos problemas, a porta diante dos impasses, a cura das feridas, o resgate dos perdidos, a força para o cansado, a graça diante das situações difíceis, a misericórdia quando achamos que não merecemos, a capacitação quando não sabemos como agir, a paz para nossa alma, o amor que nos une, a esperança que nos garante uma eternidade completa e a alegria diante das lágrimas.


Vale a pena ter Jesus!


Oremos!



Quer mais ESBOÇOS? Clique aqui!

_________________

ATENÇÃO PASTORES / PREGADORES

Quer ser edificado diariamente com Reflexões para a vida, são histórias que nos trazem profundas lições que você - obreiro/ pastor - poderá aplicar em suas pregações, siga e acompanhe as histórias diariamente. Clique aqui!
_________________




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Arquivo pessoal Pr Márcio Batista
Fotos: (Montagem) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários