Esboço: Como ter um ministério aprovado


Vamos compartilhar com você um esboço do nosso saudoso pai, pastor Valmor Leonel Batista. Estava guardado em nosso computador e hoje decidimos compartilhar com você leitor. Ao ministrar em sua pregação, cite que é um esboço de um saudoso pastor que dedicou sua vida totalmente a obra de Deus e seu ministério foi muito profícuo no Sul do Brasil, deixou um grande legado aos seus seis filhos, e, destes, três são pastores que seguem o seu legado.


"Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino" (Romanos 12:7)


Aqui estão alguns itens de importância para os que se dispuseram a executar um trabalho para o Reino de Deus. Se formos cuidadosos e aplicados poderemos ter um ministério aprovado. 


1. Não permita que o orgulho, vanglória, exaltação, etc., tenha lugar em tua vida, mas mantenha-te envolvido num espírito de humildade. "Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros" (Gálatas 5:26). "Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado" (Provérbios 21:4). "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2:3).


2. Mantenha a comunhão do Espírito Santo, continuamente, isto é, viva uma constante renovação espiritual. Precisamos honrar o Espírito Santo. "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém" (2ª Coríntios 13:14). "Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa" (Filipenses 2:1,2).


3. Cultive o temor de Deus, pois fará que sejamos livres de pecar contra o Senhor. "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus" (Efésios 5:21). "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" (2ª Coríntios 7:1).


4. Leia e medite a Palavra de Deus, pois é de singular importância para o crente, quanto mais para o obreiro. "Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra" (Salmos 119:148). "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmos 1:2).


5. A oração e o jejum são aliados do obreiro, como meio de sentirmos mais de perto a paixão pelo Reino de Deus. "Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" (Mateus 17:21). "E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza" (Daniel 9:3). 


6. Conheça a Igreja, através da visitação competente e orientadora. "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor" (Romanos 12:11). "Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?" (1ª Timóteo 3:5).


7. Seja capaz na formação de um quadro de obreiros responsáveis e treinados, pois conduzirão a Igreja em prosperidade. "Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara" (Lucas 10:2). "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2ª Timóteo 2:15).


8. Não fale mal do seu próximo; nem do seu colega de ministério; nem de igrejas que pregam o Evangelho da Graça de Deus. Quando falamos mal de alguém é sinal de que temos algo contra; isto inibe a liberdade de ação do Espírito Santo em nossa alma. O crente foi transformado por Cristo para abençoar, não para amaldiçoar. "Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniqüidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações" (Salmos 28:3). "Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo" (Salmos 15:3). "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz" (Tiago 4:11).


9. Não fique com rancor, ódio, raiz de amargura, ressentimentos, contra alguém. Isto é veneno mortal; poderá matar o ministério que Deus te entregou. "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem" (Hebreus 12:15). "Portanto, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me farei conhecer entre eles, quando te julgar" (Ezequiel 35:11).


10. Seja dizimista fiel. O dízimo deve ser entregue de tudo o que ganhamos. "No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor" (Levítico 27:32). "Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito" (Lucas 16:10). "E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos" (Hebreus 7:9).


11. Tenha paixão consumidora pelas almas perdidas. Nesta área precisamos ser incansáveis, inconformados, buscando o melhor caminho para pregarmos a mensagem de salvação. "Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados" (Salmos 72:13). "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio" (Provérbios 11:30). "E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).


12. Estabeleça metas para o semestre, para o ano, para o biênio, etc.. Quando não temos uma proposta de alcance, qualquer resultado nos satisfaz. "Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá" (Provérbios 19:21). "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3:1). "Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos" (Provérbios 16:1-3).


13. Mantenha uma fé contemplativa, que vê a boa mão do Senhor cooperando conosco. Quando se fala de fé, fala-se de obediência, de ação. "Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome" (Romanos 1:5). "Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé" (Romanos 16:26). "Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças" (Colossenses 2:7).


14. Seja o teu falar, sim, sim e não, não. "Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação" (Tiago 5:12). "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna" (Mateus 5:37).


Oremos!



Estudo ministrado pelo nosso pai, saudoso Pr Valmor Leonel Batista na Escola Bíblica de Obreiros de Joinville nos dias 15 a 28 de março de 2004 (Foto acima). Meu pai não inseriu os versículos, apenas os tópicos. Nós inserimos os textos bíblicos para ter uma base bíblica aos apontamentos.


No dia 6 de abril de 2015, ministramos esta palavra no Discipulado Ministerial na Assembleia de Deus Mais de Cristo sobre o tema “Obreiro, cadê os seus frutos?” 



Quer mais ESBOÇOS? Clique aqui!

_________________

ATENÇÃO PASTORES / PREGADORES

Quer ser edificado diariamente com Reflexões para a vida, são histórias que nos trazem profundas lições que você - obreiro/ pastor - poderá aplicar em suas pregações, siga e acompanhe as histórias diariamente. Clique aqui!
_________________




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Arquivo pessoal Pr Márcio Batista
Fotos: (IncMagazine) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários