Como podemos castigar a alma?


Como o ser humano pode castigar a sua alma?


O texto escrito pelo salmista no salmo 69 e no verso 10, diz o seguinte: “Chorei, e castiguei com jejum a minha alma, mas até isto se me tornou em afrontas”.


Os desejos pecaminosos tornam a nossa alma rebelde, pois deseja algo que não devemos praticar, quando se trata da malícia, desejos impuros e etc.. Conforme o apóstolo João nos adverte “não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.


Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (1ª João 12.15-17).


Então, no texto do salmista vemos que o castigo para a nossa alma seria o jejum. Por que precisamos jejuar? O jejum nos ajuda a ficar mais próximo de Deus, nos ajuda a controlar o nosso corpo, serve para a libertação de algo que nos aprisiona espiritualmente e também para recebermos milagres da parte de Deus. Se você deseja vencer batalhas espirituais, o jejum é uma arma poderosa. O jejum também serve para mostrar tristeza e arrependimento diante de Deus, reconhecendo sua dependência dEle. 


Neste texto, entendemos que a alma humana tem desejos do velho homem, que outrora fazia parte de nossas motivações pecaminosas, mesmo salvos através do sangue de Cristo e através do batismo sepultamos o velho homem (nas águas do batismo), precisamos reconhecer que algumas vezes o velho homem deseja ressuscitar, isto é, nos levar aos caminhos do pecado. 


A nossa natureza pecaminosa nos leva à prática do pecado, para sujeitá-la, o jejum e a oração é o melhor remédio, nos leva a santificação e mortificação dos desejos do velhos homem. Aproveitando, a Bíblia nos mostra pelo menos três tipos de jejum: O Jejum normal – não comer nada, só beber água. Este é o tipo de jejum mais convencional. Parece ser este tipo que Jesus fez no deserto por 40 dias (Mateus 4:1-2). O Jejum total – este é o mais radical, que só aconteceu em situações extremas, como o caso de Ester, e nunca por mais de três dias. E o Jejum parcial – durante três semanas Daniel não tomou vinho, carne ou coisas saborosas (Daniel 10:2-3). É o mais recomendado para pessoas com algum impedimento para fazer um jejum normal, como trabalho muito pesado ou problemas de saúde.


Por isso recomendamos cautela ao realizar um jejum, pois um jejum forçado onde o seu corpo não está preparado, pode resultar em dificuldades: prejudica à nossa saúde mental, altera o funcionamento da insulina favorecendo o surgimento do diabetes, anemia e alteração no humor. Se você tem problemas de saúde, procure uma opinião médica antes de decidir se vai jejuar. Seja sábio, Deus não quer que você prejudique sua saúde. 




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Pr Márcio Batista
Fotos: (Etna) Reprodução / Divulgação



"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Márcio Batista e demais colaboradores".


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários