O templo o qual chamamos de igreja local, perdeu o valor?


O templo o qual chamamos de igreja local, perdeu o valor?

No podcast "O Pastor Responde" recebemos um novo questionamento sobre templo, igreja local, igreja invisível e etc.: 


A Bíblia diz: "Deus não habita em templo feito por mão de homens" (Atos 17.24); Mas, o Salmista disse, "Alegrei-me quando me disseram, vamos a Casa do Senhor" (Salmos 122.1); Os apóstolos subiam ao Templo para orar, (Atos 3.1-16). Diante disso, o templo que nos abriga, o qual chamamos de igreja local, perdeu o valor?


Olhando o contexto de Atos 17:24 "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens".

Paulo está falando aos atenienses sobre o altar ao Deus desconhecido. Dizendo que Deus habita nos céus e Ele não precisa de um altar para ser adorado, ou, um lugar para que haja um altar para Ele.


Estevão em seu discurso também fala sobre o mesmo assunto, At 7.48 "mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens". Estevão foi acusado de falar contra o templo (Atos 6:13). Embora reconhecesse a importância do templo, sabia que este não era mais importante do que Deus. Haja visto, o povo hebreu valorizar muito o templo do Senhor, e os Samaritanos o seu monte. Como acontece hoje os muçulmanos orarem em direção à Meca.

A interpretação deste texto, entende-se que o Senhor não é limitado, não está presente apenas em uma casa de adoração, também habita no coração de todos que, com fé, recebem-no (Is 66.1, 2). Salomão já sabia disso quando orou por ocasião da dedicação do templo (2º Cr 6.18). Deus quer viver em nós. Ele está vivendo em você?


O Sl 122.1 "Alegrei-me quando me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!'".

Ir à casa de Deus pode ser uma obrigação ou um prazer. Para o salmista, era um prazer. Como peregrino, ele participava de, pelo menos, uma das três grandes festas religiosas, e regozijar-se ao adorar a Deus junto com seu povo no santo templo. Podemos considerar adoração uma tarefa obrigatória se tivermos pecados não confessados ou se o nosso amor por Deus esfriou. Mas, se estivermos próximos de Deus e apreciar mais a Sua presença, estaremos ansiosos para adorá-lo e louvá-lo. Nossa atitude em relação à Deus determina a nossa adoração.


A respeito do texto em 1ª Co 6.19, ele está em um contexto com a epígrafe "os nossos corpos são membros de Cristo". Observando o contexto, neste texto Paulo está dando o seguinte conselho: o nosso corpo pertence a Deus, pois muitas pessoas diziam que tem o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizados por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurar a evitar violar as regras do edifício. Por seu corpo pertencer a Deus, você não deve violar os padrões de vida estabelecidos pelo Senhor. É este assunto que Paulo está falando neste contexto.


Ao lermos Mt 16.18-20, Jesus cita a palavra "ekklesia", traduzido igreja. Ele fala isto ao primeiro pastor da igreja, Pedro. Conforme este texto, entendemos que Jesus está implantando a igreja na terra.

Todos os cristãos estão reunidos na igreja por meio da fé em Jesus como Salvador, a mesma fé que Pedro expressou (Ef 2.20,21). Jesus elogiou a Pedro por sua confissão de Fé, e esta fé é o fundamento do reino de Cristo na terra.


Mais adiante, em Mt 18.15-20, Jesus volta a citar a palavra "ekklesia". Neste texto Jesus ensina como tratar um irmão que peca. Jesus cita a igreja no texto, Mt 18.17a "E, se não as escutar, dize-o à Igreja". Jesus está falando da igreja visível, terrena. É impossível levar um irmão que pecou contra nós a uma igreja invisível. No versículo 18 Jesus repete o mesmo assunto falado em Mt 16.19 "tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus", quando Jesus estava implantando a igreja na terra.

Esta autoridade para ligar e desligar refere-se as decisões da igreja quanto aos conflitos de seus membros. Entre os cristãos, não existe um tribunal de apelação, além da igreja.


Observe agora Mateus 18.20, "porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí eu estou no meio deles". É importante observar o contexto em que esse texto está inserido, o contexto Jesus está falando sobre "levar o irmão à Igreja", entende-se então que "dois ou três reunidos" referem-se "estarem reunidos na igreja".

Jesus diz que quando se reunirem por sua causa, não devemos ter dúvidas de que ele estará ali.


Já o texto em At 3.1 "Pedro e João subiam juntos ao templo a hora da oração, a nona".

Os judeus observavam a oração três vezes ao dia: de manhã às 9 horas, a tarde às 15 horas e à noite no pôr do sol. Nessa época os judeus devotos e os gentios que criam em Deus, iam frequentemente ao templo para orar. Pedro e João iam ao templo, para o culto de oração da tarde. Costume que até os dias de hoje, os membros praticam em suas igrejas.


Nós vamos à igreja para orar, louvar, adorar e ouvir a palavra de Deus.


Encerro esta discussão com Ap 1.9 ao 3.22 onde Jesus pede a João que escreva sete cartas às Igrejas da Ásia, lembrando mais uma vez, igrejas visíveis, terrenas.

Jesus pede que João escreva essas cartas aos anjos da igreja. Quem são os anjos dessas igrejas? Alguns dizem que eram os anjos designados a guardar as igrejas. Outros, que são os pastores das igrejas locais. Como as sete cartas dos capítulos 2 e 3 contêm repreensões, não é possível crer que fossem endereçadas a mensageiros celestiais. Tratando-se de mensageiros terrenos, estes anjos seriam as pessoas responsáveis perante Deus pelas igrejas que representavam.


Nesta breve discussão, chego a plena convicção, que Jesus implantou as igrejas visíveis, locais, terrenas.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal e Bíblia A Mensagem
Fotos: (Disrn) Reprodução / Divulgação



"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Márcio Batista e demais colaboradores".


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários