A lição de Adele


Pr. Mark Finley conta a história de Adele, uma esposa de pastor em Ruanda que viveu uma emocionante história de tragédia, perdão e reconciliação. Esta história é um trecho de uma entrevista concedida por ele no programa "It is written" na Califórnia, EUA.

Adele é uma das mulheres mais memoráveis que conheci, deixe-me contar a história dela.

O pastor que me hospedava em Ruanda na África disse: “Pr Mark, quero te levar a uma mulher tão memorável que você ficará profundamente marcado pelo resto da vida. O marido dela era pastor, ele foi brutalmente assassinado, massacrado a machadadas diante dela. E, a história que ela vai te contar mudará a sua vida”.

Então viajamos em estradas irregulares, em desfiladeiros até uma pequena vila africana. Quando eu entrei na casa de Adele, vi a foto do pastor, fiquei olhando a foto por alguns momentos, então me sentei e bati um papo com Adele, e aí eu disse: “Sei que seu marido foi morto brutalmente, você gostaria de me contar a história?”

Com lágrimas nos olhos e lábios trementes, ela começou a contar como os rebeldes foram se aproximando da vila, e ela e o marido fugiram para uma igreja católica. Os rebeldes entraram naquela igreja, Adele achou que respeitariam o santuário, mas não... Os rebeldes entraram gritando pro pastor se levantar, ninguém se levantou, eles continuaram gritando porque queriam matar os líderes da comunidade primeiro. O pastor se levantou, eles correram pra esfolá-lo com uma machadinha.
Bateram nele vez após vez... Finalmente, sua garganta foi cortada e o sangue jorrava do seu corpo, e ele deu o último suspiro orando por aqueles que o matavam. Adele começou a gritar e naquela briga, naquela confusão, 45 pessoas morreram e 15 fugiram.

Ao me contar, Adele puxou seu cabelo preto e eu vi uma cicatriz em sua testa: uma cicatriz que penetrava seu crânio. Eles a atacaram com machadinhas e a deixaram no chão semimorta. Uma grande cicatriz na cabeça, cicatrizes nas costas, um pulso quase arrancado...

Por três dias, Adele ficou jogada entre os cadáveres. Seu coração batia bem fraquinho. Quando o pessoal da cidade veio enterrar os mortos, encontraram Adele deitada lá. Eles a pegaram nos braços, eles limparam as feridas, eles a levaram ao hospital. Os líderes rebeldes já tinham partido.

Levou três anos, mas ela se recuperou, e pensou: “Posso ficar amargurada, irada, ofendida, mas não vou fazer isso. Eu vou para as prisões, levar a cura para os assassinos!”

Havia uma prisão perto da casa dela, e Adele tornou-se a mãe daquela prisão: Ela levava comida, roupas, servia com amor. E disse: “Pastor Mark, um dia um jovem chamado Luís caiu aos meus pés. Ele chorava e beijava meus pés, e quando eu olhei pro rosto dele, eu vi que era o jovem que golpeou e matou meu marido. Era o jovem que fez esta cicatriz na minha cabeça. Ele me olhou e disse: ‘Adele, você me perdoa?’ Eu o ergui e o abracei, e disse: ‘Em nome de Jesus, eu te perdoo!’”
“Pastor Mark, meu coração estava disparado, mas sabia que Jesus tinha me perdoado e eu podia perdoá-lo. Comecei a estudar a Bíblia com os prisioneiros, e Luís veio para os estudos. Ele decidiu seguir a Jesus e ser batizado, mas ele disse: ‘Antes de me batizar, quero me levantar diante da prisão publicamente e pedir o seu perdão, Adele’. No batismo, ele se levantou com a Adele e disse: ‘Adele, eu matei seu marido brutalmente. Eu deixei uma cicatriz de machadinha na sua cabeça. Você me perdoa?’”

Ela contou: “Diante daqueles presos, antes dele ser batizado, eu o perdoei. Meu filho sofreu muito com a morte do pai. Luís disse: ‘Quero falar com ele’. Meu filho foi até lá e Luís disse: ‘Eu quero que você me perdoe’”.

Luís se tornou um prisioneiro-modelo, a Graça de Cristo fluía de sua vida, ele era um novo homem.  Depois de três anos, o governo o libertou por bom comportamento. Mas, ele não tinha onde viver, pois seus pais foram mortos no genocídio.

Adele lhe disse: “Luís, venha e eu te adotarei como filho”. Pr. Mark, “nos últimos anos, ele está vivendo e casa. Você quer conhecer o Luís?”

Amigo, tinha um nó na minha garganta e lágrimas em meus olhos quando o Luís entrou na sala e Adele o abraçou e disse: “Hoje ele é meu filho adotivo”.

Tantas vezes na minha vida eu achei que tinha sido maltratado. Tantas vezes disseram coisas que me irritaram. Tantas coisinhas já me deixaram bravo. Eu penso na Adele... Como ela podia agir com tanto perdão e amor? Há alguém que te machucou e te feriu?

Em nome de Jesus, você pode perdoar esta pessoa! A lição de Ruanda é a lição de uma nação aprendendo a perdoar porque Jesus os perdoou.

Por Pr Márcio Batista
Fonte: It is written Program TV, Califórnia, USA.
Foto: The New York Times








_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários