Você é um dos 10 ou dos 2?


Na Bíblia, no livro de Números 13.1-3 lemos o pedido do Senhor ao líder de Israel, Moisés. "E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 'Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles'. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel".

Foram escolhidos 12 homens, cada um representando uma tribo de Israel. Eles foram espiar a terra que o Senhor Deus prometera ao seu povo, "e também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos" (Êxodo 6.4).

Ao fim de 40 dias, eles retornaram, deram as notícias a Moisés e Arão, e ao povo. Trouxeram um enorme cacho de uvas que cortaram no Vale de Escol, como também româs e figos e disseram: "Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto" (Números 13.27). Relataram que viram os filhos de Anaque - gigantes - e sobre a grandeza das cidades que eram fortificadas. Mas, Calebe chamou a atenção de todos dizendo: "Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela" (Números 13.30). Na sequencia dos fatos apresentados no capítulo 14 de Números, podemos observar que 10 dos 12 espias enviados à terra prometida, inflamaram a multidão contra os dois corajosos homens, Josué e Calebe.

Acompanhe abaixo uma aplicação bíblica aos fatos apresentados pelos 10 homens que não acreditavam no poder de Deus e não tinham sua confiança depositada no grande General, Deus de Israel. "O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome" (Êxodo 15.3).

Dez homens que não tinham sua fé em Deus viram cidades inexpugnáveis.
Dois homens que confiavam em Deus viram o fim dessas cidades.

Dez homens que não tinham sua fé em Deus viram gigantes assustadores e enormes.
Dois homens que confiavam em Deus viram gigantes pequenos como gafanhotos.

Dez homens que não tinham sua fé em Deus, anunciaram "é certo que não venceremos".
Dois homens que confiavam em Deus gritaram "subamos, pois com Deus prevaleceremos".

Dez homens colocaram uma barreira entre os inimigos e o povo de Israel.
Dois homens colocaram Deus entre eles e o inimigo.

Dez homens viram com os olhos da carne.
Dois homens viram com os olhos da fé.

Dez homens que não tinham sua fé em Deus desanimaram seus semelhantes.
Dois homens viram Deus em toda parte.

Você é um dos dez ou um dos dois?

Por Pr Márcio Batista
Fonte: Faculdade Teológica Refidim
Foto: Tes









_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários