Promessa feita, Palavra cumprida


Desde o início dos tempos, vemos o plano redentor de Deus sendo desenhado e, ao longo da história bíblica, testemunhamos a Sua promessa sendo fielmente cumprida. Em Gênesis 3:15, Deus, ao sentenciar a serpente pelo pecado original, fez uma promessa poderosa e profética: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Esta promessa aponta diretamente para a vitória final de Jesus Cristo sobre o pecado e Satanás.


A Promessa em Gênesis

No contexto do Jardim do Éden, após a queda do homem, Deus promete que a descendência da mulher, referindo-se a Cristo, esmagará a cabeça da serpente. Este versículo, conhecido como o Protoevangelho, ou "primeiro evangelho", anuncia a primeira promessa de redenção. A ferida no calcanhar do descendente da mulher indica o sofrimento e a crucificação de Jesus, enquanto a ferida na cabeça da serpente indica a derrota decisiva de Satanás através da ressurreição de Cristo.


A Palavra Cumprida em Jesus Cristo

Jesus, durante Seu ministério, afirmou a necessidade do cumprimento das Escrituras sobre Ele. Em Lucas 24:44, Ele disse aos Seus discípulos: "Era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". 

Jesus reconhecia que Sua vida e obra estavam em completa harmonia com as Escrituras hebraicas. Ele veio para cumprir a lei e os profetas, não para abolir, mas para completar o plano redentor de Deus.


A Manifestação do Amor de Deus

O apóstolo João nos dá uma visão clara do amor de Deus e do cumprimento de Sua promessa em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". 

Este versículo encapsula a essência do evangelho: Deus, em Seu amor infinito, enviou Jesus para ser o sacrifício pelos nossos pecados, oferecendo-nos a vida eterna. A promessa de redenção, feita em Gênesis, encontra seu cumprimento máximo na encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.


O Testemunho de Paulo sobre a Promessa Cumprida

O apóstolo Paulo expande sobre essa verdade em sua carta aos Romanos, onde ele escreve: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" (Romanos 5:8-10).


Aqui, Paulo destaca dois aspectos fundamentais:

A Prova do Amor de Deus: A morte de Cristo é a maior prova do amor de Deus por nós. Ele morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores, sem mérito ou dignidade de nossa parte. Este sacrifício é a expressão suprema do amor de Deus e o cumprimento da promessa de redenção feita em Gênesis.

Justificação e Salvação: Através do sangue de Jesus, somos justificados, ou seja, declarados justos diante de Deus. Esta justificação nos salva da ira de Deus, que é a justa retribuição pelo pecado. Além disso, sendo reconciliados com Deus pela morte de Cristo, temos a certeza da salvação contínua e plena através da vida de Cristo ressuscitado.


A Relevância para a Nossa Vida Cristã

Para nós, como cristãos, a compreensão de que Deus cumpre Suas promessas é fundamental para nossa fé e prática diária. Viver sob a verdade de que Deus é fiel e que Sua palavra é confiável nos dá esperança e força para enfrentar os desafios da vida. 

Cada promessa que encontramos na Bíblia deve nos encorajar e nos fortalecer, sabendo que o mesmo Deus que prometeu a vitória sobre a serpente em Gênesis é o mesmo que nos promete vida eterna em Jesus Cristo.


Viver na Promessa de Deus

Confiança Absoluta em Deus: Devemos confiar plenamente nas promessas de Deus. Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu. Esta confiança deve moldar nossa visão de mundo, nossas decisões e nosso modo de vida. Como está escrito em Hebreus 10:23: "Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel".

Vida de Obediência e Gratidão: A consciência de que Deus cumpre Suas promessas deve nos levar a uma vida de obediência e gratidão. Paulo nos exorta em Colossenses 3:17: "E tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai". Nossa vida deve ser um reflexo da gratidão pela redenção que recebemos.

Esperança em Meio às Dificuldades: Nas dificuldades e nas provações, devemos lembrar das promessas de Deus e encontrar consolo nelas. Romanos 8:28 nos lembra: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito". Esta promessa nos assegura que Deus está trabalhando em todas as circunstâncias para o nosso bem.

Compartilhar a Boa Nova: Assim como Deus cumpriu Sua promessa de redenção, somos chamados a compartilhar esta boa nova com outros. A Grande Comissão em Mateus 28:19-20 nos chama a fazer discípulos de todas as nações, ensinando-os a obedecer tudo o que Jesus nos ensinou.


A fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas é um tema central na Bíblia, desde a promessa feita em Gênesis até o cumprimento em Jesus Cristo. Esta verdade nos dá uma base sólida para nossa fé e vida cristã. Devemos viver com confiança, obediência, gratidão e esperança, sabendo que o Deus que prometeu é fiel para cumprir.

Que possamos, a cada dia, lembrar da fidelidade de Deus e viver de uma maneira que honre a Sua palavra e glorifique o Seu nome. Que a nossa vida seja um testemunho vivo da verdade de que Deus cumpre Suas promessas e que, em Cristo, temos a vitória e a esperança eterna. Amém.


Por Pr Márcio Batista
Foto: (margarita_kochneva/Pixabay) Reprodução / Divulgação


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. © Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários