O papel e a crise da imprensa


A imprensa no Brasil tem se esforçado em destacar notícias investigativas, por exemplo, caso do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, as informações despertam a consciência da população para uma revisão no código brasileiro, a legislação.

Destaca-se a forma correta em se fazer uma denúncia, ir às raízes do problema, revelando as dificuldades do fundamento da legislação e a necessidade de uma mudança. Os meios de comunicação surgiu para incomodar aqueles que não são comprometidos com a sociedade e os gastos abusivos com as verbas públicas.

Estamos na época de eleições e podemos ver muitas promessas, uma atrás das outras e será que quando assumirem o governo irão cumprir tudo que dizem? Os meios de comunicação estão aí pra isso, resgatar os arquivos onde estão essas promessas e cobrar das autoridades. Ao jornalismo cabe o papel de relembrar essas promessas para a cidadania.

É preciso resgatar o passado, apagando o engodo e chavões utilizados pelos marketeiros políticos.
Quando se fala em crise no jornalismo, vale lembrar sua causa principal, a falta de ética. O mercantilismo e a venda da informação em assessorias de imprensa tem causado esta falha no jornalismo.

O jornalista não deve se vender aos proprietários dos meios de comunicação, ao mercantilismo, aos patrocinadores e etc. A liberdade de imprensa e o direito do povo à informação verdadeira sem alterações está mais e mais ocupando seu espaço, isto é lastimável, é uma verdadeira falta de ética.

Kucinski disse: "(...) A imprensa em geral existe para socializar as verdadeiras informações de interesse público e tornar público os grupos de interesse que os poderosos que manter como privado (...)"

O profissional da imprensa que omite as informações e mente age como um médico que mata. Muitos até dizem que não é possível ser jornalista sem ter ética, agiam assim por sobrevivência.

Jornalista ético é aquele que fala com honestidade e não mente, passa a informação nua e crua, a informação original sem distorções e utilizando palavras doces para amenizar a notícia apresentada.

O objetivo que temos pela frente, é reconstruir um jornalismo ético e comprometido com o interesse público, agindo dentro da ética e deontologia jornalística.

Por Jornalista Márcio Batista
Foto: Ingrediente Comunicação

Referências:
DI FRANCO, Carlos Alberto. O Papel da Imprensa. Rio de Janeiro: O Globo, 30/10/2001
KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo em crise, Uma nova ética para uma modernidade. Porto Alegre/RS: V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, 28/04/2002

Trabalho acadêmico para a Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Curso de Comunicação Social – Jornalismo na Disciplina: Legislação e Ética em Jornalismo.








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