Casa de Ouro: Casa de Deus



Casa de Deus

Ali não era um acampamento de férias, mas havia muitas tendas, e bem no centro estava Casa de Ouro. 

Eram milhares de tendas. Mas não eram de cores vivas como as de hoje, não, eram cinzentas e pretas e abrigavam um povo nômade no deserto. 

Também não se tratava de um povo pequeno ou de uma tribo, porém de uma nação de doze tribos, vários milhões de pessoas.

Cada vez que retomavam a viagem, formavam um imenso cortejo de homens, mulheres e crianças, além do gado que possuíam.

Sempre que armavam suas tendas formavam um enorme acampamento, cuja disposição Era exatamente um quadrado: três tribos ao leste, três ao sul, três a oeste e três ao norte.

E no centro do acampamento se armava cada vez essa casa, a Casa de Ouro; de ouro e cortinas. Esta era a casa de Deus.

Mas, na verdade, aquelas tendas pretas e essa linda casa não se harmonizam em nada; tampouco o povo com Deus. O que será que se passavam nessas tendas?

Cada família - em suas tendas - tinha suas preocupações e tristezas, também suas brigas e miséria. Se pudéssemos ter olhado escutar dentro dessas tendas, se tivéssemos a possibilidade de ver o que se passava em cada coração, o que teríamos visto?

Exatamente as mesmas coisas que em nossos próprios corações: egoísmo, orgulho, pensamentos impuros, ódio e aversão contra certas pessoas.

O Céu na terra

Por que essa Casa de Ouro, a casa de Deus, está no meio desse povo? Por que Deus se interessa por essa gente? Por que não deixa as pessoas a sua própria revelia? Por que Ele não fica no céu...? 

A Casa de Ouro é a maior prova que Deus realmente se importa com seu povo! Ele ordena construírem esta Casa de Ouro na terra. Ele quer estar no meio dos homens, e deseja que eles vivam próximos a Ele! Todos eles, você também, são bem-vindos a Deus! Deus é amor!

O desejo de Deus de habitar entre os homens não se refere somente aos dias do povo de Israel. Aplica-se também ao nosso tempo e até mesmo a um breve futuro quando haverá um novo céu e Nova Terra. (Apocalipse 21.1-3 "Eis o tabernáculo de Deus com os homens Deus habitará com eles..."

A Casa maravilhosa

Essa Casa de Ouro, a casa de Deus, fala a luz do Filho de Deus. Fala de Deus e do céu. 

A história do "tabernáculo" - também conhecido como "tenda da congregação" - não é uma mera descrição de um santuário em qualquer, sem um significado mais profundo. Que sentido teria dedicar tanto capítulos da Bíblia na descrição detalhada de todas as medidas, pesos e materiais?

A concepção desta casa reflete os pensamentos de Deus; fala alguns da Glória do céu, da cidade de ouro e da Nova Jerusalém. Conforme Hebreus 9.23-24, as coisas do Tabernáculo são figuras das coisas do céu.

E Qual é o elemento central do céu? Ali toda riqueza e glória estão reunidas numa maravilhosa Pessoa: no Filho de Deus, em nosso Senhor Jesus Cristo. 

Ele é o centro dos pensamentos e propósitos de Deus, desde a eternidade passada até a futura. É o que vamos notar ao lermos a Bíblia Sagrada. Por isso, aqui também não é diferente: cada detalhe dessa Casa de Ouro no deserto nos revela um aspecto desta Pessoa. 

A Bíblia é a palavra de Deus. Deus inspirou os homens; Ele "soprou-lhes" o que deviam escrever. Assim se originou a Sagrada Escritura - O próprio Deus nos deu. 

Bem no começo da Bíblia, no segundo livro, Êxodo, encontramos a descrição do tabernáculo. Não é uma mera planta de construção de um edifício, é um quadro poderoso e vivo, revelando os pensamentos de seu Criador. Cada detalhe tem o seu significado. E esses significados, nós podemos buscar e encontrar na palavra de Deus, porque a Sagrada Escritura se explica por si só.

A ordem para construir

Esta casa então não podia ser edificada segundo as ideias humanas. Devia ser edificada porque Deus tinha este desejo: "e me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles" (Êxodo 25.8). Deus mesmo mostrou o modelo a Moisés quando este esteve com Ele durante 40 dias no Monte Sinai (Êxodo 24.18). É por esta razão que na descrição da construção Lemos repetidamente que "fizeram tudo Segundo o Senhor tinha ordenado" (Êxodo 39 e 40). O Tabernáculo seria algo que homem algum teria imaginado.


Por Pr Márcio Batista
Fonte: ROUW, Jan. A CASA DE OURO. Diadema SP: Depósito de Leitura Cristã, 1994.
Foto: TravJonhson











_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários