Cuide de sua mente


A Jornada para uma Comunicação: Cuidando do Seu Estado Mental


Em Filipenses 4.8 lemos "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é correto, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algo louvável, meditem nessas coisas".

Seu estado mental é a raiz da árvore que é sua comunicação. Imagine-se como uma paisagem, e seu estado mental é o clima que a define. Se esse clima está nublado, sua comunicação será obscura; se está ensolarado, ela será radiante.

Jesus cristo disse "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei", Mateus 11.28.

Cuidar do estado mental é uma jornada essencial para uma comunicação de sucesso. A analogia é simples: se você carrega dores, cansaço ou tristeza, sua comunicação reflete esses fardos. O primeiro passo, então, é cultivar um jardim mental saudável.

Em Provérbios 15.13 o sábio escreveu "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate". 


1. Conscientização Emocional: Antes de se comunicar com o mundo, faça uma imersão interna. Reconheça suas emoções. Se algo não está bem, identifique. A autoconsciência emocional é o solo fértil para uma comunicação saudável.

2. Autocuidado Diário: Assim como um jardim precisa de cuidados diários, sua mente também. Reserve momentos para práticas que elevam seu estado mental: meditação bíblica, exercícios, leitura edificante de livros cristãos. Isso não só fortalece sua mente, mas também nutre sua capacidade de se expressar de uma forma mais alegre e concreta.

3. Gerenciamento do Estresse: O estresse é uma nuvem escura sobre o jardim mental. Aprenda a gerenciá-lo. Práticas como respiração profunda, pausas curtas durante o dia e a busca por soluções em vez de focar nos problemas podem dissipar essa nuvem.

4. Empatia consigo mesmo: Aceite que nem todos os dias serão ensolarados. Permita-se sentir, sem julgamentos. A empatia consigo mesmo é o adubo que permite o crescimento, mesmo nos momentos mais difíceis.

5. Comunicação confiante: Uma vez que sua paisagem mental está florescendo, a comunicação se torna naturalmente mais otimista. O que você sente por dentro é refletido por fora. Seu estado mental esperançoso se torna uma fonte de luz para quem está ao seu redor.


Em Provérbios 4.23 lemos "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida".

Cuidar do seu estado mental é um investimento contínuo na qualidade da sua comunicação. Assim como um jardim bem cuidado atrai admiradores, uma mente equilibrada e positiva atrai conexões genuínas e relacionamentos saudáveis. Sua comunicação é o eco da sua mente; faça com que seja uma sinfonia positiva.

Em Salmos 19.14 o salmista cantou "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!"



Por Jornalista Márcio Batista
Fotos: (Hans/Pixabay) Reprodução / Divulgação

________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários