Cultivando a Gratidão


Cultivando a Gratidão: Um Coração Alinhado com o Céu


A Palavra de Deus nos ensina algo precioso: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18). 

Esse é um mandamento direto e claro, mas, para muitos de nós, pode parecer um desafio. 

• Como agradecer em meio às dificuldades? 

• Como encontrar motivos de gratidão em meio às lutas? 

A verdade é que a gratidão não depende das circunstâncias, mas de um coração que confia plenamente no Senhor e reconhece Sua bondade em todas as coisas.


A gratidão não depende das circunstâncias


Quando olhamos para nossa vida, percebemos que há incontáveis razões para agradecer. Muitas vezes, aquilo que é comum para nós, como o ar que respiramos ou o funcionamento perfeito do nosso corpo, é uma dádiva imensurável. 

Cada batida do nosso coração, cada amanhecer e cada oportunidade de nos comunicarmos com os outros são presentes do Criador. 

Não há bênçãos pequenas quando reconhecemos que todas vêm das mãos de Deus, pois como o salmista declara: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” (Salmos 103:2).


Jesus Cristo é o maior exemplo de gratidão. Ele, sendo Deus, se humilhou, veio à Terra e viveu como homem, demonstrando gratidão em várias ocasiões. 

Um exemplo claro disso está em João 11:41, quando Jesus agradece ao Pai antes mesmo de realizar o milagre da ressurreição de Lázaro: “Pai, graças te dou, porque me ouviste.” Ele nos ensina que a gratidão precede o milagre, pois um coração agradecido se conecta com o poder de Deus.


O coração grato se enche de alegria e contentamento


O ato de agradecer é mais do que um simples sentimento; é um exercício espiritual que transforma nossa perspectiva. 

Quando cultivamos a gratidão, somos conduzidos a um lugar de maior intimidade com Deus. Reconhecemos Sua soberania e Sua fidelidade, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. 

O coração grato se enche de alegria e contentamento, enquanto a lamúria e as queixas nos afastam da luz e nos prendem ao desânimo.


Que tal criar um novo hábito? Desafie-se!

Por isso, desafiamos a cada um de nós a desenvolver o hábito diário de agradecer. Pegue um caderno e, todos os dias, escreva ao menos dez motivos para ser grato. 

Logo perceberemos que há muito mais razões para agradecer do que para nos lamentar. 

A gratidão transforma nossas vidas porque nos alinha com o coração de Deus e nos faz perceber que, em Cristo, sempre há esperança, sempre há vida e sempre há um motivo para louvar.

Que nunca nos falte gratidão. Afinal, o Deus que nos deu a vida também nos deu a eternidade em Cristo Jesus. 



Por Pr Márcio Batista
Foto: (athree23/pixabay) Reprodução / Divulgação

________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. © Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários