Excelência, segundo o dicionário Aurélio, do latim 'excellentia', "característica do que é excelente; em que há excelência; de teor elevado".
Quando se trata de uma ação, esta palavra refere-se a uma atitude nobre, elevada, honrosa, irrepreensível, inculpável e que impõe respeito.
O apóstolo Paulo escreveu a Igreja local de Colossos uma recomendação excelente,
"e tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens", (Colossenses 3.23). Ele está falando com todas as tuas faculdades mentais e com toda as tuas emoções, pois o coração na Bíblia refere-se a nossa mente/intelecto.
"Tudo quanto o que fizerdes" é qualquer atividade que exerçamos, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja ou a sociedade. Esta atividade deve ser realizada com excelência, pois é ao Senhor. Jamais devemos executar uma atribuição relaxadamente, ou você faz bem feito ou não faz.
Certo dia, há alguns anos, o meu presidente me ofereceu muitas funções na igreja e eu fui pedir um conselho a um amigo. Ele me disse, "olha abraça tudo e empurra com a barriga o que não for muito importante". Claro que pesei na minha balança primeiro o conselho, aproveitei pouco do conselho. Abracei o que eu podia tocar com responsabilidade, mas, o que não dava para fazer com excelência, tive que dizer ao presidente, "infelizmente não posso abraçar este projeto".
Minha leitura na atualidade, e, vemos pouco esta qualidade em muitos lugares, principalmente no meio eclesiástico, muitos fazem de qualquer jeito, fazem relaxadamente, com incompetência e desleixo. Se usa a desculpa, "não tenho prática", "não sou capacitado", "nunca fiz isso" para tapar as imperfeições e falta de responsabilidade.
Excelência, é infelizmente uma atribuição rara, difícil de encontrar na sociedade atual, e, até em nosso meio.
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração", (Cl 3.23a).
Por Pr Márcio Batista
Foto: findhc
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
0 Comentários
Ao fazer seu comentário, respeite as opiniões alheias antes de tudo, deixe sua opinião sem ofender o próximo.