Resposta cristã ao Dia das bruxas (Halloween)?
O Halloween é uma festa comum nos EUA e Europa e é comemorada no dia 31 de Outubro. Esta festa surgiu dos bárbaros, os Celtas, que habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2 mil anos.
Os Celtas realizavam a colheita nessa época do ano, e, segundo um antigo ritual, para eles os espíritos das pessoas mortas voltariam à terra durante a noite, e queriam, entre outras coisas, se alimentar e amedrontar as pessoas. Então os Celtas costumavam se vestir com máscaras assustadoras para afastar estes maus espíritos.
Esse episódio era conhecido como o “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os Celtas e outros povos da Ilha, especialmente através de Patrício no século IV e V; e com o Columbano no século VI. Com isso, o cristianismo transformou este ritual pagão, em uma festa religiosa. Esta estratégia religiosa foi ensinada por Leão Magno e Gregório Magno. Ela passou a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado, deveria honrar os santos, daí veio o “All Hallows Day”: o “Dia de Todos os Santos”.
Mas, a tradição entre estes povos continuou, e além de celebrarem o “Dia de Todos os Santos”, os não convertidos ao Cristianismo celebravam também a noite da véspera do Dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com comida. A noite era chamada de “All Hallows Evening”, abreviando-se, veio o halloween.
Concluímos, pois que o Halloween ou dia das bruxas não é uma festa cristã e sim pagã de origem diabólica por sinal, celebrar as bruxas e a espíritos é desonrar a Deus, como cristãos não podemos participar de tal celebração mesmo que pensemos que tenha apenas conotação folclórica.
O aposto Paulo deixou uma mensagem à Igreja de Éfeso, (Efésios 5.11 ), "e não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as". A festa de halloween fala de bruxas, espíritos, fantasmas, mortos, demônios, superstições, magia, e muito mais. Nenhuma dessas coisas está relacionada com a luz de Deus, todas elas falam de trevas e escuridão. Nesse texto da Bíblia lemos "não participemos das coisas que pertencem à escuridão", ou seja, não devemos nos envolver com estas coisas.
Temos que ser diferentes. Não há dúvidas, Deus espera que sejamos diferentes. Em Efésios, Paulo escreve: "não participem das coisas sem valor que os outros fazem". Nós somos filhos de Deus e não devemos participar das tradições do mundo que não glorificam a Deus. Halloween é uma festa que exalta as trevas e o mundo oculto. Essa festa virou moda nas escolas e festas infantis, também em filmes e desenhos. Muitos acham que é só brincadeira, mas a bíblia é muito clara quanto a isso: "não participem dessas coisas". Em Efésios 5.8, Paulo escreveu: "Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês são luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz".
Há muitas coisas que quando as vemos com olhos naturais parecem inocentes, mas, ao aplicarmos o discernimento percebemos que são perigosas e não fazem bem a nossa vida espiritual. Nesses casos devemos nos afastar dessas práticas. Como filhos de Deus, devemos nos perguntar: O que faço glorifica a deus? Edifica a minha vida espiritual? O que pratico exalta a Jesus Cristo? E leva as pessoas a conhecerem Seu amor? Com as minhas práticas me identifico como filho de Deus? Se as respostas a essas perguntas são “não”, devemos nos afastar dessas práticas, e buscar a luz de Jesus e caminhar nela.
Então quando convidarem você a participar de alguma atividade de halloween, diga “não”!
Paulo escreveu a Igreja de Corinto: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?” (1ª Co 10.19-22).
Por Márcio Batista
Fonte: Editora Entre Jovens
Foto: My Anime List
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
0 Comentários
Ao fazer seu comentário, respeite as opiniões alheias antes de tudo, deixe sua opinião sem ofender o próximo.