O Pastor Responde: Filhos de Deus e Filhas dos homens


O que a Bíblia quer dizer no velho testamento quando fala que os filhos dos homens desceram a terra e tiveram filhos e filhas? O que pode ser, pois anjo não tem sexo?


Em primeiro lugar, esta pergunta pode estar relacionada com o registro bíblico em Gênesis no capítulo 6. Vale salientar que os filhos dos homens citado na pergunta, deve referir-se a "filhos de Deus". A pessoa que fez a pergunta deve ter se confundido inserindo a expressão "desceram a terra", pois na verdade, não há nenhuma referência no capítulo 6 de Gênesis que os filhos de Deus desceram a terra.

Creio então, que a pergunta foi criada desta forma para confundir aqueles que não lêem a Bíblia e que acreditam em anjos casando-se com humanas ou ETs casando-se com humanas. Diante disso, algumas pessoas creem que os filhos de Deus eram anjos caídos. Mas, não se tratava de anjos, por que estes não se casam ou se reproduzem (Mt 22.30; Mc 12.25). Segundo alguns estudiosos, a frase se refere aos descendentes de Sete (linhagem de Adâmica) que se casaram com as descendentes e impiedosas de Caim. Isto teria enfraquecido a boa influência da fé e aumentado a depravação moral no mundo, resultando numa ploriferação do mal.

Na versão Almeida Corrigida está escrito da seguinte forma: "E aconteceu que como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, lhes nasceram filhas. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram". (Gn 6.1, 2). Lendo este texto nesta versão entendemos genuinamente que eram os filhos de Deus - aqueles que seguiam a Deus - que se uniram as mulheres ímpias.

Os “filhos de Deus” não foram outros senão os descendentes de Sete, e as “filhas dos homens” as descendentes de Caim, (cainitas ímpios).

Posteriormente Deus falou de Israel como sendo seu “primogênito” (Ex 4.22), e Moisés disse aos Israelitas: “Filhos sois do Senhor, vosso Deus” (Dt 14.1).

Posição teológica defendida pelo movimento Pentecostal Clássico que englobam os teólogos das maiores igrejas históricas evangélicas do mundo. Movimento no qual faço parte, haja visto, agora estar fazendo parte do movimento Pentecostal Pós Clássico, continuamos praticando a mesma visão teológica.

Pela graça divina a adoção no reino de Deus não se restringe à uma etnia, povo ou nação, mas está amplamente disponível para todas as pessoas, aos que creem em Jesus, a partir de uma entrega total da vida e reconhecimento da soberania divina (João 1.12). Em Cristo somos dignos de sermos chamados “filhos e filhas de Deus”. Portanto, tal ensinamento (anjos unindo-se com mulheres) é espúrio à Bíblia e toda doutrina que não está em conformidade com o Sagrado Livro é falsa e não merece crédito.


Fonte: BOYER, Orlando. Pequena Enciclopedia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. Manual Bíblico SBB. São Paulo: SBB, 2008. Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Got Questions. Acesso em 1 de março de 2018 às 15h45. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. Quem são os gigantes de Gênesis 6:4? E os “filhos de Deus?” In: Bíblia.com.br.


Por Pr Márcio Batista
Foto: Sarah Coleman







_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários