O Pastor Responde: Pastor pode ser líder da igreja?


A pergunta em questão é - se há respaldo bíblico - para um cristão com o chamado vocacional ao episcopado e que exerce o dom ministerial pastoral pode também ser o líder de uma igreja local? Nossa resposta é "sim". Vamos à Palavra de Deus.

Inicialmente, nossa sugestão para aprofundar mais sobre este assunto, é a busca pelo conhecimento na Palavra de Deus, na disciplina Eclesiologia, há um tema bem importante que estudamos, denominado "Governo da igreja local". Recomendo!

Segundo Orlando Boyer, na Bíblia o cargo eclesiástico denominado pela Igreja hodierna - Pastor e/ou Líder da Igreja - é um dom, conforme o apóstolo Paulo destaca aos Efésios 4.11-12 "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo". No Novo Testamento, a missão de Cristo é de pastor, a saber, a de Pastor Chefe ("Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas" Hebreus 13:20; "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas" 1ª Pedro 2.25; "E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória" 1ª Pedro 5.4).

Quando no novo testamento lemos a palavra ancião, entendemos ser alguém que tenha experiência, sabedoria e capacidade para liderar (apascentar) o rebanho do Senhor Jesus Cristo. Na maioria das denominações evangélicas no mundo, o ancião entende-se ser o pastor da Igreja. Minha opinião, concordo plenamente. Acredito também comparar a palavra bispo ao pastor. Por exemplo quando o apóstolo Paulo deixa um conselho sobre o episcopado em 1ª Tm 3.1-7. Bispo entende-se também como o líder da Igreja, como conhecemos, na maioria das denominações evangélicas no mundo, pastor.

No Antigo Testamento, encontramos referências aos líderes do Povo de Deus como pastores que agem sobre a supervisão de Deus. (Nm 27.17; 1º Rs 22.17). Isaías foi descrito por ele como pastor que alimenta o povo de Deus (Is 40.11).

Segundo Matthew Henry, "os pastores são colocados como dirigentes principais de igrejas particulares, com o intento de guiar, instruir e alimentar os membros de acordo com as instruções de Cristo. Eles são frequentemente chamados de bispos e anciãos".

E, finalmente, segundo Norman Geisler, "Ancião ou Presbítero (presbuteros) provém do termo judaico para um supervisor, e bispo (episcopos) é o termo grego para um supervisor".


Fonte: HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2008. BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida, 1999.
DOUGLAS, J.D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Editora Vida Nova, 1995.
CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Candeia, 1991. GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2010.


Por Pr Márcio Batista
Foto: Famasom







_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários