Desperta, tu que dormes


“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Efésios 5:14).

O contexto onde este versículo está inserido, o apóstolo Paulo apresenta à Igreja de Éfeso condições necessárias para uma vida de santidade e pautada no genuíno Evangelho de Jesus Cristo.

A nova vida em Cristo traz uma diferenciação muito grande dos que não servem a Cristo. Ele inicia o contexto falando sobre copiar, imitar, seguir a Cristo, o modelo por excelência.

O apóstolo Paulo aborda uma série de pecados os crentes jamais devem praticar, isto é, deixando de imitar o mundo e sua concupiscência, e, na sequência ele aborda sobre o juízo divino e como o cristão deve andar, como filhos da luz. Dentro deste assunto, ele nos mostra que outrora andávamos nas trevas, agora estamos na luz. Aqueles que vivem no pecado, ou, imitando o mundo e sua concupiscência, estão dormindo, estão nas trevas. Eis a razão de Paulo dar uma mensagem séria e bem enfática “desperta, tu que dormes”.

Estamos numa geração que imita as trevas, vive dormindo, seus olhos estão fechados para a Verdade e presos em sua ignorância espiritual. O apóstolo Paulo, conhecedor dos textos da velha aliança, escreve “pelo que diz”, citando a expressão “desperta”, cremos com fundamento no texto de Isaías 9.2 “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”.

Devemos nos despertar do sono espiritual, precisamos abrir os nossos olhos espirituais para ver a glória de Deus, e, um coração limpo nos faz ver a Deus, “Felizes os limpos de coração, porque eles verão a Deus”, (Mateus 5:8).

Cristo é luz, quem anda com Cristo, não dorme, seus olhos espirituais estão abertos e ouvem a voz do Senhor Jesus Cristo, “em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).

“Desperta, tu que dormes”, é uma mensagem viva que nos abre os olhos e ouvidos espirituais. Ele, Cristo, iluminará nosso caminho, abrirá nossos ouvidos e aclará nossa mente com a luz da Verdade.


Por Pr Márcio Batista
Foto: The University of Manchester






_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários