O Pastor Responde: Sois "o templo" ou "a igreja"? (1ª Co 6.19)


O apóstolo Paulo cita a palavra "templo do Espírito Santo" em 1ª Co 9.19 e infelizmente os desigrejados confundem com o termo "igreja", para defender que eles podem servir a Jesus "sozinhos" ao invés de congregar em uma igreja local, interpretando erroneamente este texto. Vamos ao texto.

1ª Coríntios 9.19 - "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"


Neste texto, precisamos olhar o contexto, por exemplo, a epígrafe nos traz uma visão geral do texto: "A imoralidade sexual". Ele inicia o contexto com a seguinte informação "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (1ª Coríntios 6:12). Naquela época muitas religiões ensinavam que a alma era mais importante que o corpo, você podia fazer o que quisesse com seu corpo, não havia nenhum pecado nisso. O apóstolo Paulo estava neste contexto dizendo aos irmãos da Igreja Local de Corinto que o Espírito Santo habita dentro de de cada um deles e jamais devem "praticar quaisquer pecados" no corpo, pois a imoralidade, a prostituição nos suja. Ele encerra o contexto dizendo "porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1ª Coríntios 6:20). Em nenhum momento o apóstolo Paulo disse "vois sois a 'Igreja' do Espírito Santo".

Na versão Bible in Basic English lemos "house of Holy Spirit" - casa do Espírito Santo. Entendemos ser a morada, residência, local onde o Espírito Santo mora.

Entendo que a palavra "Igreja" é um grupo de pessoas que professam a mesma fé e seguem o mesmo objetivo. É uma assembléia e/ou um conjunto de pessoas. Em seus textos, o apóstolo Paulo quando se refere à igreja, ele está falando de "um corpo de crentes". Não devemos confundir "Igreja" com "templo" e/ou "edifício".

Segundo o Pr Antonio Gilberto, no versículo em destaque o apóstolo Paulo está dizendo que "muitas pessoas dizem que tem o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensam em que isso seja liberdade, estão na realidade escravizados por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais".


Por Pr Márcio Batista
Foto: Dea Sea Moringa




_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor <Sobrenome, N.>. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

Postar um comentário

0 Comentários